Dia Internacional do Preservativo - 2018

11 Fevereiro 2018

O Grupo de Ativistas em Tratamentos – GAT – em parceria com a AIDS Healthcare Foundation (AHF), Junta de Freguesia da Misericórdia e a agência de organização de eventos TONIC|Ideas for Events vão estar no dia 13 de fevereiro, entre as 10h00 e as 18h00, no Largo Camões, em Lisboa, com diversas atividades que marcam o Dia Internacional do Preservativo. Sob o lema “Sempre na Moda”, o GAT distribui 20 mil preservativos e alerta para a importância do seu uso. 

Para alertar para a importância desta forma de prevenção e para a necessidade de estar cada vez mais acessível a todos, o GAT, em parceria com AHF, irá lançar um projeto inovador de distribuição de preservativos na Grande Lisboa, intitulado LOVE Condom, que contará com uma unidade móvel de distribuição de preservativos.

Adicionalmente, a unidade móvel do GAT, do projeto Move-se da Península de Setúbal, desloca-se a Lisboa e das 10h00 às 18h00, propõe rastreios de VIH, hepatites virais e sífilis. Durante o mesmo período, os voluntários do Grupo de Ativistas em Tratamentos vão estar também a entregar 20 mil preservativos e balões em forma de coração. A animação do evento vai estar a cargo do WOODENdj. A partir das 16h00 as comemorações contam com a presença de um grupo de bailarinos da Unique - agência de Bailarinos, que misturam estilos tão diferentes como salsa, bachata e breakdance.

Para Ricardo Fernandes, diretor executivo do GAT, “os preservativos vão estar sempre na moda!  E devem continuar na moda e por isso a promoção do uso e o acesso têm de ser uma prioridade. Os preservativos são o meio mais importante de prevenir a infeção pelo VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis.” O diretor Executivo do GAT frisa ainda que “o aumento do acesso aos preservativos é um elemento crítico para atingir o alvo de menos de 500 mil novas infeções por HIV até 2020 - um marco importante nos esforços para acabar com a epidemia de HIV até 2030.”