O que é a hepatite A?

29 Março 2017

O que é: a hepatite A é uma infecção viral provocada pelo VHA. Este vírus provoca a inflamação aguda do fígado (hepatite).

Como se manifesta: a maioria dos casos não tem sintomas, mas seis semanas após a infecção as pessoas podem apresentar alguns sintomas. Estes não são específicos e podem incluir febre, diarreia, dor de estômago, comichão, cansaço e mal-estar. Urina escura, fezes esbranquiçadas, olhos e pele amarela também podem estar presentes, mas é pouco frequente.

Como se transmite: as práticas sexuais que podem transmitir VHA são o sexo oro-anal (estimulação do ânus com a língua) e o sexo em grupo que envolva a passagem de práticas anais para práticas orais. O VHA transmite-se mais frequentemente através da ingestão de bebidas e alimentos contaminados com fezes.

Como se diagnostica: o diagnóstico é feito através da pesquisa de anticorpos do VHA numa pequena amostra de sangue. O CheckpointLX não dispõe de testes rápidos ou análises para o VHA. Terás que fazer o rastreio noutro local.

Como se trata: não existe tratamento. A infecção pelo VHA é benigna e evolui para a cura. A medicação durante a infecção pelo VHA é usada apenas para melhorar os sintomas.

Como se previne: através de uma dose de vacina contra o VHA. O CheckpointLX dispõe de consulta médica que pode prescrever a vacina contra o VHA. Marca a tua consulta, após fazeres as análises necessárias noutro local, para que os médicos possam avaliar as análises e, caso necessário, prescrever a vacina.

Perante a eventual dificuldade na obtenção da vacina em farmácia comunitária, poderá contactar o Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde do INFARMED através do telefone 217 987 373 ou 800 222 444 (dias úteis das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00).