Reabertura da consulta médica do CheckpointLX

02 Dezembro 2015

No passado dia 1 de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, teve lugar a assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML), representada pelo Vereador João Afonso, e o GAT. 

A consulta médica para rastreio de infeções sexualmente transmissíveis (Checklist), integrada no centro CheckpointLX do GAT, obteve financiamento parcial da CML.

Com a cessação de financiamento por parte do Ministério da Saúde/Direção Geral da Saúde a 31/12/2014, o GAT assumiu o custo integral da consulta desde o primeiro dia de 2015. Contudo, face à inviabilidade orçamental e ausência de resposta do Ministério da Saúde, o GAT foi forçado a encerrar a consulta no final do mês de julho. De imediato, a ARSLVT garantiu publicamente a 21 de agosto deste ano estar a “trabalhar afincadamente para uma solução que permita a reabertura da consulta e a tutela (DGS) comprometeu-se publicamente numa “solução duradoura para a reabertura da consulta”, mas nada se alterou.

No dia 19 de novembro, o GAT teve uma reunião com o ex-Ministro da Saúde, Dr. Leal da Costa, em que foi prometida uma solução para o custo das análises. Esperamos que se concretize em breve.

Com a aprovação do financiamento parcial, através do Fundo de Emergência Social da CML, e que agradecemos publicamente, foi retomada a viabilidade mínima orçamental que permite o funcionamento da consulta durante um ano, com todos os profissionais de saúde a trabalhar pro bono e o GAT a suportar os custos com instalações, consumíveis e logística.

O GAT clarifica que, mesmo no quadro desejável de as análises efetuadas serem pagas, não existe qualquer duplo financiamento, apenas uma importante diminuição dos encargos do GAT e a possibilidade de aumentar a capacidade de resposta.

Este apoio decisivo da CML não se sobreporá ao desejado acordo de pagamento das análises no âmbito do Ministério da Saúde.

Destacamos que a consulta contribuiu para o rastreio de mais de 1 000 homens que têm sexo com homens, tratou mais de 300 infeções, identificou 50 jovens em risco de cancro anal e facilitou a educação para a saúde sexual. Recordamos que o centro CheckpointLX foi reconhecido pelo Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças como um centro inovador na integração de serviços em 2013 e pela Organização Mundial de Saúde como um centro de boas práticas na área da prevenção e controlo de VIH em 2015.

Fotografia retirada do site da Câmara Municipal de Lisboa