Centro Anti Discriminação

O Centro Anti Discriminação (CAD) tem como objetivo reduzir a discriminação e o estigma para com as pessoas que vivem com VIH, identificando situações, promovendo soluções e instrumentos, jurídicos e sociais, para defesa e promoção dos direitos da população, em particular de populações mais vulneráveis. Pretende também capacitar as pessoas infetadas e afetadas pelo VIH e os agentes da comunidade nos sectores da saúde, laboral, social e escolar para a evitar situações de discriminação. 
 

O CAD disponibiliza informação, orientação, aconselhamento jurídico e judicial e apoio social para responder a situações de estigma e discriminação associadas ao VIH e cursos de formação em ética, direitos humanos e saúde para agentes comunitários. Promove igualmente a aprovação e implementação de legislação e regulamentação anti discriminação de acordo com as melhores práticas internacionais e com as orientações e compromissos inscritos nas Convenções e Declarações subscritas por Portugal e com as Diretivas europeias vigentes. 

 
Se foi discriminado, não hesite em contactar-nos. Poderá fazê-lo por email para helena.peixoto@gatportugal.org ou para as linhas telefónicas 707 240 240 e 910 347 006.
  

Paralelamente, o CAD possui um Centro de Documentação Informação e Investigação com um acervo com mais de 14.400 documentos, tais como relatórios, atas de congressos, artigos científicos, teses de mestrado e de doutoramento, trabalhos de campo, legislação e jurisprudência, nas áreas do VIH, Hepatites víricas, Direitos Humanos e discriminação.

O acesso à base de dados do CDI pode ser presencial ou por via eletrónica, estando disponibilizados livremente online 90 % dos documentos, sendo feito através do módulo de pesquisa nas modalidades simples, avançada ou percorrendo o índice (clique para aceder).  

Equipa

Coordenação - Ana Duarte e João Brito
Técnica administrativa - Mafalda Ferreira
Formadora - Ana Duarte
Bibliotecário - Pedro Águas 
Atendimento e aconselhamento - Helena Peixoto
Advogados - Carlos Pinto de Abreu e Associados
 

Contactos

Contacto: 707 240 240

 

Documentos

Parcerias

  • Associação Positivo
  • Direção Geral de SAúde
  • Ser+ 

Financiadores

O Centro Anti Discriminação foi financiado até fevereiro de 2016 com o apoio financeiro da Noruega, Islândia e Liechtenstein através do mecanismo europeu EEA Grants programa Cidadania Ativa, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Desde então que o financiamento do projeto é da responsabilidade das associações GAT e Ser+.