Quem Somos

O GAT - Grupo de Ativistas em Tratamentos, fundado em 2001, é uma estrutura de adesão individual e cooperação entre pessoas de diferentes comunidades e de diferentes organizações, afetadas pelo VIH e SIDA. Trata-se de uma organização não-governamental, sem fins lucrativos registada como IPSS com o nº 11/04 no Livro n 2º das Instituições com Fins de Saúde, e sede em Lisboa.

Advoga mudanças legais e políticas que afetem positivamente a saúde, direitos e qualidade de vidas das pessoas que vivem com VIH ou em risco de o contraírem. Considera que, sem diagnóstico precoce, acesso universal aos tratamentos e cuidados de saúde, programas de adesão e retenção nos mesmos, não pode haver controlo da incidência da pandemia.

O GAT propõe-se adotar documentos que reflitam as posições e propostas do grupo em relação aos assuntos relevantes, grupos em situação de vulnerabilidade, epidemiologia, custos dos tratamentos e diagnósticos, acesso e adesão aos tratamentos, prevenção positiva e saúde sexual e reprodutiva das pessoas com VIH. O GAT defende a regulamentação legal do trabalho sexual, do trabalho clandestino e das substâncias ilícitas por considerar que a clandestinidade aumenta a vulnerabilidade à infeção, torna difícil o acesso aos serviços de saúde e à prevenção e impede o respeito universal dos direitos humanos. Os custos individuais, sociais, económicos e os danos sobre o estado de direito, sistema judicial e saúde pública causados pela clandestinidade e grupos mafiosos que a controlam não são aceitáveis no século XXI.

Pretende-se também conseguir acesso rápido aos produtos médicos, testes, meios de diagnóstico que previnam ou tratem a infeção pelo VIH, ou melhorem a qualidade de vida das pessoas que vivem ou são especialmente vulneráveis à infeção por este.

O GAT ocupa-se também de outras doenças associadas ao VIH, infeções oportunistas, coinfecções (hepatites, tuberculose, etc.), efeitos secundários, toxicidades, doenças iatrogénicas e doenças que aumentam o risco de infeção pelo VIH.

 

Órgãos Sociais  

               

DIREÇÃO

Presidente - Luis Mendão                
Vice-Presidente -  João Brito
Tesoureiro - Mário Rui Braga
Secretária - Maria João Brás                 
Vogal - Conceição Barraca
Vogal -  Edna Tavares
Vogal - Daniel Simões

           
               

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente - Amílcar Soares                
1º Secretário - Anabela Lopes                
2º Secretário - Armando Guimarães

           
               

CONSELHO FISCAL

Presidente - Sofia Crisóstomo                
Secretário - João Santa Maria                
Relator - António Parente

           
               

COMISSÃO EXECUTIVA

Ana Pisco                
Daniel Simões                
Luís Mendão                
Ricardo Fernandes                
Rosa Freitas