Dia Internacional do Preservativo - 2014

Em 2014, Portugal permanece sem um plano de ação e estratégia, no acesso, na promoção, cobertura dos meios de prevenção da transmissão sexual com base no conhecimento da epidemia e avaliação de necessidades O mecanismo de distribuição de material preventivo tem falhas, é fragmentado e não é pro-ativo.

O acesso aos meios de prevenção, quer nos estabelecimentos de ensino, quer nos estabelecimentos prisionais, permanece uma situação por resolver. É preocupante observar que o número de preservativos distribuídos pelo Plano Nacional tem diminuído desde 2009, de cerca de 7 milhões para cerca de 2,5 milhões em 2012.
 
O trabalho conjunto, liderança e compromissos políticos são cruciais para o controlo da transmissão da infeção pelo VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis.
 
No dia 13 de Fevereiro, véspera do Dia dos Namorados, assinalámos o dia Internacional do Preservativo. O GAT, em parceria com a AIDS Healthcare Foundation e com associações nacionais, bem como com o apoio da empresa de eventos Tonic Produções, organizou um conjunto de iniciativas para assinalar novamente este dia.
 
Noutros pontos do país, várias organizações realizarão atividades para assinalar esta iniciativa, nomeadamente:
  • Associação Existências - Coimbra
  • Associação Médicos do Mundo - Lisboa e Porto
  • Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce de Faro
  • Cooperativa de Solidariedade Social Acompanha - Peniche
  • Fundação Portuguesa a Comunidade Contra a SIDA - Coimbra, Funchal, Lisboa, Porto e Setúbal
  • Movimento de apoio à Problemática da SIDA (MAPS) - Faro

Veja mais fotografias na nossa página de Facebook.

Condom_Day_015.jpg Condom_Day_053.jpg Condom_Day_098.jpg Condom_Day_222.jpg Condom_Day_290.jpg Condom_Day_377.jpg