Dia Internacional do Preservativo - 2015

No passado dia 13 de fevereiro voltámos a assinalar o Dia Internacional do Preservativo, cujo objetivo é promover o uso do preservativo como meio de prevenção da infeção pelo VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis.

O GAT, em parceria com a AIDS Healthcare Foundation e a AJPAS (Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e Saúde), consideram que o trabalho em conjunto, liderança e compromissos políticos são cruciais para o controlo da transmissão da infeção pelo VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST).
 
O uso consistente do preservativo na população geral e nos grupos-chave continua abaixo do necessário e, em alguns casos, a decrescer, pelo que a promoção de este meio de prevenção eficaz, seguro e acessível continua a ser prioritária.
Continuamos a ter problemas com a acessibilidade do preservativo entre os jovens, nas escolas e em contexto prisional.
 
O Dia Internacional do Preservativo pretende ser um dia de festa e de divulgação de informação, mas também um dia de advocacia política para que a prevenção do VIH e outras IST esteja no centro da resposta nacional.
 
Por isso, este ano, as atividades programadas centraram-se no concelho da Amadora, onde a epidemia do VIH é um problema de saúde pública e individual, mas onde também decorrem projetos de boas práticas na resposta a esta infeção.
 
Veja mais fotografias na nossa página de Facebook.
ICD2015 - 2.jpg ICD2015 - 4.jpg ICD2015 - 6.jpg