Dia Internacional do Preservativo - 2017

No passado dia 13 de fevereiro, o GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos voltou a assinalar o Dia Internacional do Preservativo, este ano sob o lema Sempre na Moda

Este ano estivemos a fazer uma distribuição de preservativos e balões pela Baixa de Lisboa, entre as 15:00 e as 18:00. Posteriormente, marcámos presença no lançamento da brochura sobre preservativos internos e externos da APF – Associação para o Planeamento da Família, terminando o dia com uma atuação do cantor Darko e a prova de um bolo alusivo à data.

A iniciativa, que teve lugar na véspera do Dia dos Namorados, tem como objetivo promover o uso do preservativo como meio de prevenção da infeção pelo VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST) e resulta de uma parceria entre o GAT e a AHF – AIDS Healthcare Foundation.

De acordo com os dados da Direção Geral de Saúde e do Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA no relatório Infeção por VIH, SIDA e Tuberculose em números – 2015, a transmissão da infeção pelo VIH por via sexual corresponde atualmente a 92,3% dos novos casos reportados.

Embora os preservativos estejam sempre na moda, infelizmente nem sempre se encontram disponíveis ou acessíveis a todos que deles necessitam. Esta edição do Dia Internacional do Preservativo pretende alterar a forma como olhamos para o preservativo e deixar claro que a sua elevada procura tem de ter resposta pelas entidades governamentais: tal como denunciámos recentemente,  a insuficiente distribuição de preservativos e gel lubrificante pelo Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA não tem assegurado sequer metade das necessidades previstas.

O lema desta edição, Sempre na Moda, pretende assim chamar a atenção para esta elevada percentagem e promover de forma divertida o uso do preservativo como algo prático, fácil de usar e uma forma eficaz de prevenção da infeção pelo VIH, outras IST e gravidezes não planeadas, tal como defendem a Organização Mundial de Saúde e a ONUSIDA.

Consulte aqui a galeria fotográfica do evento