Dia Internacional do Preservativo - 2018


O Grupo de Ativistas em Tratamentos – GAT – em parceria com a AIDS Healthcare Foundation (AHF), Junta de Freguesia da Misericórdia e a agência de organização de eventos TONIC|Ideas for Events esteve no dia 13 de fevereiro, no Largo Camões, em Lisboa, com diversas atividades que marcaram o Dia Internacional do Preservativo. Sob o lema “Sempre na Moda”, o GAT distribuiu 20 mil preservativos e alertou para a importância do seu uso. 

Para alertar para a importância desta forma de prevenção e para a necessidade de estar cada vez mais acessível a todos, o GAT, em parceria com AHF, lançou também um projeto inovador de distribuição de preservativos na Grande Lisboa, intitulado LOVE Condom, que contará com uma unidade móvel de distribuição de preservativos.

Adicionalmente, a unidade móvel do GAT, do projeto Move-se da Península de Setúbal, deslocou-se a Lisboa para propor rastreios de VIH, hepatites virais e sífilis. Durante o mesmo período, os voluntários do Grupo de Ativistas em Tratamentos distribuiram 20 mil preservativos e balões em forma de coração. 

Para Ricardo Fernandes, diretor executivo do GAT, “os preservativos vão estar sempre na moda!  E devem continuar na moda e por isso a promoção do uso e o acesso têm de ser uma prioridade. Os preservativos são o meio mais importante de prevenir a infeção pelo VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis.” O diretor Executivo do GAT frisa ainda que “o aumento do acesso aos preservativos é um elemento crítico para atingir o alvo de menos de 500 mil novas infeções por HIV até 2020 - um marco importante nos esforços para acabar com a epidemia de HIV até 2030.”