Semana da Prevenção, Rastreio e Literacia sobre Hepatites Virais

O GAT está a organizar uma ação conjunta com a sociedade civil durante a semana de 27 a 31 de julho, para assinalar o dia mundial das hepatites virais, dia 28 de julho. 

Esta iniciativa de âmbito nacional tem por objetivo aumentar o número de pessoas que conhece o estatuto serológico para a infeção pelas hepatites B e C e reduzir o número de diagnósticos tardios.

A Semana da Prevenção, Rastreio e Literacia sobre Hepatites Virais decorrerá através dos projetos CheckpointLX, IN-Mouraria – Migrantes, In-Mouraria – Pessoas que Usam Drogas, Move-se e Rastreio em Comunidades Terapêuticas, articulando-se também com as diferentes organizações que trabalham na área da saúde, nomeadamente as associações Acompanha, AJPAS, Existências, GAF – Gabinete de Apoio à Família, Médicos do Mundo – Lisboa,  Médicos do Mundo – Porto e Positivo (consulte o mapeamento clicando na imagem à esquerda). O apoio consiste na disponibilização de  formação às organizações que ainda não fazem rastreio em contexto comunitário, na disponibilização de testes e materiais e na elaboração e distribuição de material informativo sobre meios de transmissão destas infeções.

Algumas das atividades continuarão para além desta semana, como por exemplo, a produção e distribuição de informação, aumento e sustentabilidade do rastreio e ligação aos cuidados de saúde. As sessões de literacia em tratamento e a informação de pares (rastreio, aconselhamento, ligação aos cuidados de saúde e apoio à adesão) serão um trabalho contínuo e sustentado.