Porque é importante continuar a apoiar os esforços para #TestarTratarPrevenir o VIH, as hepatites virais e as IST e partilhar experiências em tempos de COVID-19
Portugal junta-se pelo oitavo ano ao resto da Europa para participar na Semana Europeia do Teste do VIH-Hepatites com o objetivo de aumentar os esforços de testar e promover a sensibilização para os benefícios do rastreio do VIH e a encorajar que mais pessoas saibam o seu estatuto serológico para as hepatites virais B e C.
A Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites realiza-se de 14 a 21 de maio de norte a sul do país. Ao longo destes dias, será possível fazer o rastreio do VIH e hepatites virais em várias instituições. Os testes são gratuitos, rápidos e anónimos.
Porque é importante continuar a apoiar os esforços para #TestarTratarPrevenir a infeção pelo VIH, hepatites virais e outras infeções sexualmente transmissíveis e partilhar experiências em tempos de Covid-19, as organizações da sociedade civil que trabalham na área da saúde em Portugal têm feito um esforço para adaptarem os seus serviços de forma a continuarem a responder às necessidades destas populações.
Em Portugal, as organizações membro da Rede de Rastreio Comunitária e associações que se juntam à iniciativa destacam a importância da manutenção destes serviços e a remoção de qualquer barreira no acesso a cuidados de saúde.
Nota:
A Rede de Rastreio Comunitária foi selecionada para o primeiro "Compêndio de boas práticas da Organização Mundial de Saúde - Europa" (pp. 78)