Semana Internacional do Teste 2020

De 23 a 27 de novembro de 2020, as organizações membro e parceiras da Rede Lusófona juntam-se à iniciativa promovida pela Coalition Plus e organizam a primeira edição da Semana Internacional do Teste 2020 em Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, com a disponibilização do teste rápido para o VIH, hepatite B/C e sífilis.

Disponibilizar o rastreio na comunidade  
O rastreio comunitário é uma abordagem que capacita as pessoas pertencentes aos grupos para os quais estes serviços são dirigidos, de receberem treino, e de aplicarem o rastreio aos seus pares. Esta estratégia ajuda a eliminar as barreiras do estigma e da discriminação e a chegar mais perto dos grupos mais marginalizados que estão no centro das dinâmicas destas epidemias.
A Coalition Plus apela à implementação nacional e internacional do rastreio em contexto comunitário, ou seja, a implementação de um serviço disponibilizado de e para as comunidades mais vulneráveis a estas epidemias.

Relatório da Semana Internacional do Teste 2020

Objetivos globais de luta contra a o VIH e SIDA
Sob a égide das Nações Unidas, a luta mundial contra o VIH e SIDA, traçou metas a serem alcançadas até 2020 com o objetivo de erradicar a epidemia até 2030:
●    95% das pessoas que vivem com VIH conhecem o seu estatuto serológico positivo;
●    95% das pessoas que vivem com VIH está sob tratamento antirretroviral;
●    95% das pessoas sob tratamento antirretroviral tem carga viral indetetável.
Fonte: www.unaids.org/en/resources/909090

Sobre a Coalition PLUS: União internacional de organizações de base comunitária na luta cotra a SIDA e Hepatites Virais, fundada em 2008, a Coalition Plus atua em 52 países e conta com cerca de 100 organizações da sociedade civil. Tendo como princípio a governança partilhada, o nosso sindicato é constituído por 16 associações, de norte a sul, na tomada de decisão. Atualmente, é presidida pela Professora Hakima Himmich.