O GAT promove, no contexto da primeira iniciativa comunitária em Portugal sobre redução de danos no tabaco, um webinar para uma reflexão comunitária e científica das atuais abordagens no consumo do tabaco e que futuro se pretende para as políticas de saúde pública. O webinar "Inovar nas políticas do tabaco: é possível? - Apresentação dos resultados da primeira iniciativa comunitária de redução de danos no tabaco em Portugal", decorre online a 31 de julho, entre as 15h e as 16h30, de participação livre e requer inscrição.
O webinar bilingue, em inglês e português, inicia com a intervenção de Helen Redmond, especialista em redução de danos no tabaco, saúde mental e consumo de nicotina e professora-adjunta da Universidade de Nova Iorque, convidada para apresentar uma perspetiva de redução de danos no tabaco como um direito à saúde.
Já ao nível das intervenções em língua portuguesa, a investigadora do GAT Adriana Curado apresenta os resultados da primeira iniciativa comunitária de redução de danos no tabaco em Portugal. Por fim, Luís Mendão, Diretor de Advocacia, Polícias de Saúde e Relações Externas do GAT, lança a reflexão sobre o presente e o futuro da redução de danos e do papel da participação cívica nos processos de decisão das políticas de saúde. A moderação está a cargo de Malu Salazar, Coordenadora do centro GAT IN Mouraria.
Participe nesta reflexão conjunta com a sociedade civil, decisores políticos, pessoas que trabalham com pessoas que consomem tabaco e as próprias pessoas consumidoras, para que as políticas de saúde do tabaco sejam inovadoras e respondam às necessidades das pessoas.
Inscreva-se aqui.
PESSOAS ORADORAS
Helen Redmond - Redução de danos no tabaco: o direito à saúde (Tobacco harm reduction: the right to health) [ENG]
Helen Redmond é especialista em redução dos danos no tabaco, saúde mental e consumo de nicotina. Helen promove grupos de vaping para pessoas que consomem drogas e presta consultoria e formação através da Nicotine Harm Reduction Consultants. É jornalista multimédia e editora sénior da Filter e escreve sobre a política de redução de danos do tabaco e vaping. Helen é professora assistente adjunta na Universidade de Nova Iorque.
Adriana Curado - Produtos de nicotina mais seguros: estudo de aceitabilidade em populações sub-representadas nas políticas do tabaco [PT]
Atualmente, trabalha como especialista na área das drogas e investigadora comunitária no GAT Grupo de Ativistas em Tratamentos. A sua experiência tem sido essencialmente na área das drogas ilícitas e na implementação de respostas de redução de danos dirigidas a utilizadores de alto risco. No âmbito de uma bolsa da KAC, começou a trabalhar a questão do consumo de tabaco, numa abordagem de redução de danos, com populações que usam drogas e/ou que estão em situação de sem abrigo. Tem formação na área da psicologia e saúde pública.
Luís Mendão - Experiências de ativismo e perspetivas futuras para a redução de danos no tabaco em Portugal [PT]
É Diretor de Advocacia, Políticas de Saúde e Relações Externas do GAT Grupo de Ativistas em Tratamentos, ONG fundada em 2001 que trabalha na área do VIH, hepatites virais, tuberculose e política de drogas, tendo em vista a prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e apoio a pessoas com essas infeções. É membro do Conselho de Administração da Coalition Plus. Foi fundador e dirigente da Associação Antiproibicionista (SOMA-APA). No ano de 1994, representou Portugal e foi chair no Fórum da Sociedade Civil VIH, Tubeculose e Hepatites Virais na Comissão Europeia, e foi Presidente do European AIDS Treatment Group (EATG). Tem sido consultor comunitário do Gabinete Regional da Organização Mundial de Saúde para a Europa (WHO Europe), do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA), e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) e da Agência Europeia do Medicamento (EMA).
PROMOTOR
GAT Grupo de Ativistas em Tratamentos