O Community Advisory Board Português (CAB-PT), fundado em 2001, é constituído por um grupo de ativistas na área dos tratamentos da infeção pelo VIH, hepatites virais, infeções sexualmente transmissíveis e doenças frequentemente associadas. É objetivo do CAB-PT:
- Desenvolver e reforçar as capacidades de advocacia na área dos tratamentos dos membros;
- Capacitar os membros em assuntos atuais sobre tratamentos;
- Promover a oportunidade de interagir com médicos, investigadores e companhias farmacêuticas;
- Informar e aconselhar os atores envolvidos no tratamento antirretroviral (profissionais de saúde, políticos, reguladores/decisores, farmacêuticas, entre outros) sobre a posição da comunidade em relação a estas áreas.
Quem pode ser membro?
Todas as pessoas infetadas ou afetadas pelo VIH, hepatites virais e outras IST, bem como ativistas nesta área. Os membros que aderem ao CAB-PT fazem-no em nome individual, embora possam pertencer a uma ou várias organizações da área.
Nota: Os diretores e funcionários de companhias farmacêuticas envolvidos na área da investigação de tratamentos e diagnósticos para a infeção pelo VIH, hepatites virais ou outras IST ou funcionários de agências que forneçam serviços de comunicação para estas companhias não podem ser membros do CAB-PT.
Como ser membro?
1) Preencher um formulário com o máximo de detalhe possível;
2) É essencial ter um endereço de e-mail, pois parte do trabalho é feito através de uma lista de e-mail interna;
Existem duas categorias de participantes:
- O convidado, que poderá participar nas reuniões e discussões.
- O membro que para além dos direitos dos convidados, poderá participar nos órgãos sociais do GAT e discussões internas, sendo que terá de ser associados do GAT e pagar uma joia e quota anual.
- Concordar com algumas regras básicas de funcionamento.
- Participar preferencialmente em 1 ou 2 reuniões do CAB-PT, anualmente.
O que são as reuniões do CAB-PT?
As reuniões do CAB-PT decorrem, normalmente, ao sábado entre as 9h e as 18h. Da parte da manhã é organizada uma reunião com a indústria farmacêutica, seguindo-se, da parte da tarde, uma reunião interna, aberta a todos os participantes e, posteriormente, uma reunião interna exclusiva para os membros.
As reuniões decorrem normalmente em Lisboa, e os membros/convidados que não moram em Lisboa são convidados a chegar no dia anterior. Todas as despesas de deslocação, alojamento e alimentação, decorrentes da reunião e previamente aprovadas, são suportadas pelo GAT.
Como aderir?
Preencher o formulário de inscrição online ou enviar a informação para o endereço raquel.pisco@gatportugal.org