O GAT coordena a Iniciativa Cidadã para a Regulamentação Responsável da Canábis para Adultos.
Esta iniciativa está alinhada com os objetivos do GAT e com uma necessidade sentida há décadas por quem trabalha no terreno tendo em vista a redução de riscos e a promoção de políticas de Drogas que rompam com o proibicionismo vigente há mais de 100 anos .
A iniciativa teve início aquando da receção da Global Commission on Drug Policy no Debate organizado pelo GAT- Políticas de Drogas – o Futuro a 24 de junho de 2019 na Casa dos Bicos.
Neste debate o GAT teve a honra de contar com a participação ilustre do Presidente Jorge Sampaio e com um conjunto de lideres que atuam no âmbito das Políticas de Drogas entre elas, Michel Kazatchkine, Ruth Dreifuss, José de Faria-Costa,Maria José Morgado,Tiago Silveira, João Taborda da Gama entre outros sem deixar de fora a representação da Sociedade Civil e as PUD representadas pela Marta Pinto, Rui Coimbra e Magda Ferreira.
Um debate importante para a reflexão não apenas sobre as necessidades ainda sentidas, mas acima de tudo sobre as possíveis soluções tendo em conta a realidade portuguesa.
Esta iniciativa assenta numa estratégia conjunta com base no melhor conhecimento, dados fidedignos e atempados com o objetivo do combate ao narcotráfico, na defesa dos Direitos Humanos, Estado de Direito e Saúde pública .
O segundo ponto alto da iniciativa foi a entrega da Carta Aberta na Assembleia da República no passado dia 14 de setembro, mais informações aqui
JOINT_OPEN_LETTER_BY_CITIZENS_TO_THE_ASSEMBLY_OF_THE_REPUBLIC_IN_PORTUGAL.pdf