
A EMA recomenda a aprovação do primeiro medicamento para PrEP.
22 Julho 2016A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou hoje que recomenda a autorização de introdução no mercado do Truvada™ (emtricitabina / tenofovir disoproxil) para profilaxia pré-exposição (PrEP) em combinação com práticas de sexo mais seguro para reduzir o risco de infeção por VIH-1 (tipo 1 do vírus da imunodeficiência humana) sexualmente adquirida.
A PrEP é uma forma de diminuír a probabilidade de infeção de pessoas que não vivem com VIH mas estão em risco elevado de infeção.
Este é o primeiro medicamento a ser aprovado na União Europeia para redução do risco de infeção por VIH.
Citamos o comunicado de imprensa da EMA: "A opinião adoptada pela Comissão para os Produtos Medicinais para Uso Humano (CHMP) da EMA na sua reunião de julho de 2016 é um passo intermédio no acesso das pessoas seronegativas ao medicamento. A opnião da CHMP será agora enviada à Comissão Europeia para adopção de uma decisão de alterar a autorização de introdução no mercado (AIM). Uma vez concedida a extensão da indicação cada EstadoMembro decidirá sobre o preço e o reembolso com base no potencial papel/uso deste medicamento no contexto do seu sistema nacional de saúde."
O comunicado (por enquanto apenas em inglês) pode ser lido aqui.