GAT promove rastreio à população migrante no Dia Mundial do VIH/Sida
29 Novembro 2023Em parceria com a AHF - Aids Healthcare Foundation, o GAT assinala o Dia Mundial do VIH/Sida a 1 de dezembro. À semelhança da Semana Europeia do Teste, é reforçado o rastreio ao VIH em conjunto com mais organizações internacionais para relembrar que o VIH/Sida “Ainda Não Acabou”.
Com a priorização da população migrante para este 1 de dezembro, o GAT pretende ultrapassar eventuais entraves no acesso ao rastreio e à prevenção do VIH, hepatites virais e sífilis. Com rastreios promovidos por pares, é objetivo facilitar a comunicação, quebrar o estigma e promover um espaço seguro e confiável para a sessão de rastreio, que inclui apoio e aconselhamento sobre o VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis.
O GAT junta todas as unidades móveis para promover o teste do VIH, de forma confidencial, anónima e gratuita, através do GAT Afrik, GAT Almada e GAT Move-se. Estrategicamente, as unidades móveis estarão localizadas no Martim Moniz (Lisboa), Praça S. João Batista (Almada), Av. Luísa Todi (Setúbal) e no Fogueteiro (Seixal), indo ao encontro das comunidades migrantes, entre as 10h e as 16h.
Assinalado anualmente no dia 1 de Dezembro, o Dia Mundial da VIH/Sida dá a oportunidade de sensibilizar para a resposta global, vencer o estigma e a discriminação que impedem as pessoas que vivem com VIH de procurar serviços de rastreio e tratamento, e encorajar os decisores políticos de todo o mundo a garantir recursos e vontade política para promover o rastreio, o tratamento, a adesão terapêutica, a informação e a literacia em saúde.
A iniciativa conta com o apoio do Município de Almada e a iniciativa Almada Município Sem Sida, do Município de Lisboa com a iniciativa Lisboa Sem Sida, Hepatites Virais, Tuberculose e IST, bem como com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.