Hepatite A: O que é, sintomas, transmissão e vacinação
13 Março 2024Houve entre Janeiro e Abril registo de um novo surto de hepatite A na Região de Lisboa e Vale do Tejo, a maioria em homens com idades entre os 20 e os 49 anos, existindo transmissão sexual entre homens que têm sexo com homens.
O vírus da Hepatite A é transmitido pela ingestão de água ou alimentos contaminados, bem como por via sexual. Existe vacina para proteger contra esta infeção através de prescrição e compra em farmácia.
No contexto do surto identificado, o GAT Grupo de Ativistas em Tratamentos implementou um conjunto de respostas para controlo do surto de hepatite A, especialmente nos serviços GAT Checkpoint LX, GAT Intendente, GAT Almada e GAT Setúbal, para o esclarecimento e promoção da vacinação contra o vírus da hepatite A (VHA).
A VACINAÇÃO CONTRA O VÍRUS DA HEPATITE A É UM PRELIMINAR DO SEXO MAIS SEGURO
PRECISO FAZER A VACINA?
O GAT encoraja a seguir esta árvore de decisão para que as pessoas interessadas verifiquem a pertinência da vacinação contra o vírus da hepatite A. Descobre se já estás vacinado nas apps SNS24, Meu SUS Digital ou procurando no teu boletim/cartilha de vacinas registos de vacina contra VHA, Havrix, Vaqta ou Twinrix. Quem tem a vacina ou teve hepatite A no passado, está com proteção.
COMO OBTER PRESCRIÇÃO DA VACINA?
Agenda uma consulta num dos serviços GAT Checkpoint LX, GAT Intendente, GAT Almada e GAT Setúbal.
COMO ADQUIRIR A VACINA?
Após ser recebida a prescrição, a vacina pode ser comprada na farmácia. A vacina poderá custar entre €15- €21.
ONDE FAZER A VACINA?
Após compra, a vacina pode ser feita em qualquer serviço de enfermagem do GAT gratuitamente. Contacta um dos serviços GAT Checkpoint LX, GAT Intendente, GAT Almada e GAT Setúbal que esteja mais próximo para marcar atendimento com enfermagem.
A VACINA ESTÁ ESGOTADA. O QUE FAZER?
O INFARMED é responsável por garantir o acesso a medicamentos essenciais. Após teres a receita para comprar a vacina e caso não consigas por falta da vacina na farmácia, informa ao INFARMED.
- Acede a https://extranet.infarmed.pt/GDM-fo/
- Selecionar o concelho da farmácia na "Localização"
- Selecionar a resposta "Cidadão" na "Caracterização do reporte"
- Escrever "Vacina contra a hepatite A" na "Substância ativa/DCI"
- Escrever "Havrix" ou "Vaqta" no "Nome do Medicamento" conforme a informação da marca da vacina contra a hepatite que estaria em falta na farmácia
- Clicar em "Pesquisar"
- Selecionar uma das vacinas listadas clicando no sinal +
- Clicar em submeter
SOBRE O VÍRUS DA HEPATITE A
O QUE É A HEPATITE A?
A Hepatite A é uma infeção causada pelo Vírus da Hepatite A (VHA). O vírus provoca a inflamação do fígado (hepatite).
QUAIS OS SINTOMAS?
A maioria dos adultos tem sintomas, com início entre 2 a 7 semanas após a infeção e duração até 2 meses ou mais. Os sintomas mais frequentes são febre, mal-estar, cansaço, náuseas, vómitos, dor abdominal, olhos e pele amarelados, fezes esbranquiçadas, urina escura, dores de cabeça e comichão. Muitos adultos podem necessitar de hospitalização para alívio dos sintomas.
Em caso de sintomas, as consultas de IST do GAT podem oferecer análise para determinar se se trata de hepatite A, B ou C, orientar para autocuidado e e medicar para alívio dos sintomas. Pode haver outras causas para hepatite que não conseguimos diagnosticar nas consultas de IST. Liga SNS24 808 24 24 24 para aceder a avaliação médica completa no SNS.
COMO SE TRANSMITE?
O Vírus da Hepatite A transmite-se quando há contacto oral com fezes contaminadas:
- Ao engolir águas contaminadas com matéria fecal ou comer alimentos crus preparados por pessoas com a infeção;
- Ao praticar sexo oral após anal (ass-to-mouth), ao levar a mão à boca após penetração com dedo (fingering), mão/punho (fisting) ou remover o preservativo ou usar brinquedo sexual usado no sexo anal;
- Ao praticar oro-anal/ anilingus/ lambida/ botão-de-rosa.
O VHA pode sobreviver fora do organismo durante meses. As pessoas deixam de transmitir o vírus passadas 2 semanas do início da infeção.
COMO SE DIAGNOSTICA?
O diagnóstico é feito através de análises ao sangue. São pesquisados dois tipos de anticorpos para VHA que determinam se a pessoa tem imunidade ou não (seja por vacina ou por ter tido a infeção no passado) e se tem infeção no presente.
COMO SE TRATA?
Quase todas as pessoas com infeção pelo VHA resolvem a infeção sem tratamento, e sem lesão duradoura no fígado. Quando necessário tratamento, os medicamentos são usados para aliviar os sintomas. Após a infeção resolvida, as pessoas ficam protegidas contra a infeção para o resto da vida - imunidade natural.
COMO SE PREVINE?
É possível prevenir ao fazer 2 doses de vacina contra VHA, e a proteção dura toda a vida.
Em caso de exposição recente e de não ter a vacina, necessário fazer uma dose de imunoglobulina (vacina) até 2 semanas após a exposição.
Para prevenir a transmissão por bebidas ou alimentos contaminados: beber água da rede pública portuguesa, lavar as mãos após todas as idas à casa de banho e antes de preparar qualquer alimento.
Para prevenir a transmissão sexual: lavar a região genital, perianal e as mãos antes e depois das relações sexuais.
Este artigo estará em constante atualização.
Última atualização: 28/05/2024 11:27