
Moçambique acolhe lançamento da Semana Internacional do Teste
16 Novembro 2022Para a edição de 2022, Maputo foi a cidade escolhida para acolher o lançamento da Semana Internacional do Teste. Membro da Rede Lusófona da Coalition PLUS, o MATRAM - Movimento para o Acesso ao Tratamento em Moçambique, será o anfitrião. O país ocupa a sexta posição entre os países com maior prevalência mundial e quarto entre aqueles com o maior número de novas infecções pelo VIH. Todos os holofotes estarão sobre este país de língua portuguesa na África Austral.
Em Moçambique, o VIH alimenta-se de crises sucessivas
O conflito armado no norte do país, que se prolonga há cinco anos, em conjunto com a passagem do ciclone Idai, que devastou a região em 2019, reforçaram as fragilidades de Moçambique, inevitavelmente enfraquecendo também as estruturas de saúde pública.
As sucessivas crises ao longo dos últimos anos provocaram o desalojamento de mais de um milhão de pessoas, tendo como efeito a perda no seguimento e abandono do tratamento de cerca de 44% das pessoas que vivem com VIH, cuja prevalência a nível nacional é de 17%.
Países lusófonos: uma prioridade!
Para esta terceira edição, a Coalition PLUS pretende aproveitar a notoriedade da Semana Internacional do Teste para destacar a Rede Lusófona e o trabalho que esta tem vindo a desenvolver. Sem exceção, os países de língua oficial portuguesa carregam um fardo significativo em termos de doenças transmissíveis e não transmissíveis, contudo, o espaço que ocupam na definição de políticas de saúde pública a nível internacional permanece bastante limitado. É objetivo deste evento termos um debate conjunto, e também na língua portuguesa, sobre quais os próximos passos para atingir, nos países lusófonos, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especificamente o 3º (com foco no 3.3.) relativo às epidemias e doenças transmissíveis. Queremos participar nesta dinâmica, mostrar a força da nossa Rede e torná-la um interlocutor privilegiado junto dos principais decisores.
Confira aqui o Programa do Lançamento da Semana Internacional do Teste 2022
(fuso horário de Moçambique, -2h do que em Portugal)
Assistir ao evento via Zoom neste link
Para saber mais sobre o trabalho do MATRAM, uma rede nacional, presente nas províncias moçambicanas, constituída em 2004 em parceria com 88 organizações de base comunitária que trabalham nas áreas do VIH, hepatites virais, tuberculose e promoção dos direitos humanos, pode consultar o seu site ou página no Facebook.
Este evento é co-organizado pelo GAT, coordenador da Rede Lusófona.