No Dia do Preservativo, o GAT reitera: “Está Sempre na Moda e deve ser acessível sem barreiras a todas as pessoas”
13 Fevereiro 2024O Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) e a AIDS Healthcare Foundation (AHF), comemoram o Dia Internacional do Preservativo, assinalado a 13 fevereiro. Este ano, as celebrações com rastreios, preservativos e espetáculos, acontecem a 14 fevereiro em Lisboa. A iniciativa ocorre simultaneamente em 45 países para recordar que o preservativo está sempre na moda.
Na quarta-feira de S. Valentim, o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) e a AIDS Healthcare Foundation (AHF), com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa (Iniciativa Lisboa Sem Sida/Fast Track Cities) e da Junta de Freguesia da Misericórdia, evocam o preservativo no palco do Miradouro de São Pedro de Alcântara. Cumprindo a visão de uma prevenção combinada, são também oferecidos rastreios gratuitos, anónimos e confidenciais para o VIH, VHB e VHC (hepatites) e sífilis, entre as 10h e as 18h, além da divulgação e distribuição de preservativos.
Ricardo Fernandes, Diretor Executivo do GAT, considera o preservativo como um dos métodos mais eficazes na prevenção do VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST): “A sua disponibilização e acesso a todas as pessoas sexualmente ativas, mas sobretudo àquelas que estão em maior risco para estas infeções é essencial”.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, são reportadas diariamente mais de 1 milhão de infeções sexualmente transmissíveis e mais de 117 milhões de novas infeções de VIH foram evitadas desde 1990 com o uso do preservativo. Apesar da garantia que o preservativo oferece para prevenir o VIH, Ricardo Fernandes alerta que Portugal lidera o top das infeções por VIH na Europa Ocidental e que o país não conta com uma estratégia para a prevenção do vírus da sida.
Para contrariar a pouca mobilização da sociedade portuguesa para a prevenção do VIH e outras IST, reivindica mais e melhores estratégias, nomeadamente “um plano de distribuição e recursos que apoiem as organizações que estão no terreno” para que seja possível chegar a mais pessoas e prevenir as IST. "Temos que chegar às populações que de facto necessitam do preservativo para se protegerem, bem como outras tecnologias de prevenção que estão disponíveis”, defende Ricardo Fernandes.
Durante o ano de 2023, o GAT referenciou mais de 1800 pessoas para o medicamento que previne o VIH, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), apesar das longas listas de espera que se expecta serem ultrapassadas com a já publicada Portaria n.º 402/2023, bem como com o cumprimento das recomendações para a ampliação no acesso à PrEP lançadas pela organização.
No mesmo tempo, o serviço Love Condoms do GAT distribuiu gratuitamente mais de um milhão e duzentos mil preservativos e cerca de quinhentas mil embalagens de gel lubrificante, com vista a reduzir obstáculos e intermediários no acesso a preservativos.
“A distribuição em meio escolar é restrita e envolve demasiada exposição. Também no sistema prisional continuamos sem distribuição consistente deste material de prevenção. Estes são dois exemplos de situações que não só têm consequências individuais, mas também para a sociedade e para a saúde pública, com custos humanos e económicos”, alerta Ricardo Fernandes
“Tendo isto em conta neste Dia Internacional do Preservativo reiteramos que o preservativo está Sempre na Moda e que por isso deve ser acessível sem barreiras a todas as pessoas que dele necessitam” insiste Ricardo Fernandes, Diretor-Executivo do GAT.
Para assinalar a data, o GAT e a AHF convidam a comunidade para uma celebração coletiva do preservativo no Miradouro de São Pedro de Alcântara, com espetáculos a decorrer a partir das 16h. Kiko is Hot será o DJ, seguido da atuação das drag queens Lucy Fromell, Fortuna Beige e Miss Velvet. Mary Poppers, pessoa técnica de rastreio no centro GAT Checkpoint LX, direcionado para homens que têm sexo com homens (HSH), será a host do evento e faz parte do leque de atuações que podem ser vistas na iniciativa.