Portugal receberá 4ª Cimeira Mundial das Hepatites em 2024

10 Agosto 2022

Aliança Mundial das Hepatites (World Hepatitis Allianceanunciou que a 4ª Cimeira Mundial das Hepatitesco-patrocinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), será organizada pelo GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, em Lisboa. 

Após uma semana de painéis de discussão, apresentações, estudos de caso e aprendizagens sobre caminhos para eliminar as hepatites virais até 2030, Cary James, CEO da Aliança Mundial das Hepatites, explicou que “os resultados da Cimeira deste ano ajudaram a avançar nas discussões para um futuro livre de hepatites virais. E a próxima Cimeira em Lisboa irá basear-se neste progresso à medida que avançamos para as nossas metas. As pessoas e comunidades afetadas pelas hepatites virais mal podem esperar por testes, tratamento e um mundo livre de estigma. E a cimeira fornece uma plataforma única para ajudar a acelerar a resposta. Com base nos legados de cimeiras anteriores, a edição de 2024 será uma oportunidade para a comunidade global se reunir mais uma vez e garantir que continuemos a impulsionar ações para a eliminação das hepatites.” 

Falando na Cimeira de 2022, em Genebra, o Professor Rui Tato Marinho, Diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais, da Direção-Geral da Saúde, do Ministério da Saúde português, afirmou que teve “a grande oportunidade de participar na Cimeira Mundial das Hepatites deste ano, conectando-me com especialistas e colegas de vários continentes. Fiquei emocionado e inspirado ao ouvir todos os esforços e trabalhos que diferentes países estão a implementar para eliminar as hepatites virais até 2030. As hepatites virais são mais do que apenas as cinco letras, A, B, C, D e E. São sobre as pessoas que vivem com hepatite, sobre salvar as suas vidas e dar-lhes a melhor qualidade de atendimento, a fim de prevenir a cirrose hepática e o cancro.” 

Luís Mendão, vice-presidente do GAT, explicou que “quase 350 milhões de pessoas vivem com hepatite crónica B ou C. Os medicamentos antivirais podem curar facilmente mais de 95% das infeções por hepatite C, mas a triagem e o acesso são muito baixos. As estimativas mostram que há 1,5 milhões de novas infeções crónicas por hepatite B a cada ano, número semelhante ao da hepatite C. Precisamos de aumentar o acesso a tratamentos antivirais orais altamente eficazes, vacinas contra a hepatite B e a testagem. Temos as ferramentas para oferecer a melhor qualidade de atendimento centrado no paciente. Devemos cooperar e coordenar-nos como uma comunidade global para atingir este objetivo. E, por esta razão, estamos orgulhosos de que a próxima Cimeira Mundial das Hepatites seja realizada em Portugal. Estamos ansiosos por receber a comunidade global para discutir novos progressos e experiências na resposta às hepatites virais.” 

A Cimeira Mundial das Hepatites é organizada pela Aliança Mundial das Hepatites e co-patrocinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A sua missão é apoiar os Estados no cumprimento das metas necessárias para eliminar as hepatites virais. 

Para mais informações entre em contato com:

GAT

João Labrincha (+351 960214787) joao.labrincha@gatportugal.org 

World Hepatitis Alliance: 

Tajinder Tiwana tajinder.tiwana@worldhepatitisalliance.org 

James Gillies james.gillies@worldhepatitisalliance.org