Profissional de Enfermagem - GAT IN Mouraria

19 Novembro 2024

RECRUTAMENTO  

Função: Profissional de Enfermagem para o GAT IN Mouraria

MISSÃO DO GAT

O GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos é uma organização não governamental de base comunitária que advoga mudanças legais e políticas que afetem positivamente a saúde, direitos e qualidade de vida das pessoas que vivem com a infeção pelo VIH ou em risco acrescido de o contraírem. O GAT considera que sem prevenção eficaz, diagnóstico precoce, acesso universal aos tratamentos e cuidados de saúde, programas de adesão e retenção nos mesmos, não pode haver controlo da transmissão e da epidemia.

O GAT IN Mouraria é um serviço do GAT que presta apoio integrado na área da Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD), conjugando uma intervenção na área da saúde com uma resposta social adaptada às pessoas que consomem drogas e/ou em situação sem abrigo. Inclui um espaço drop-in e uma sala de consumo assistido.

O GAT pretende reforçar a sua equipa mediante a contratação de profissional de enfermagem para integrar a equipa do GAT IN Mouraria, centro de redução de danos de baixa exigência dirigido a pessoas que utilizam drogas e/ou pessoas em situação sem abrigo. A posição, preferencialmente a tempo inteiro, inclui uma componente de coordenação das respostas de saúde do serviço.

 

FUNÇÕES

  • Realizar intervenções de enfermagem no âmbito da promoção de saúde, da prevenção e tratamento. Inclui a realização de rastreios rápidos VIH, VHB, VHC e sífilis e respetiva referenciação aos cuidados especializados de saúde; sessões de educação para a saúde e consumo seguro de substâncias psicoativas.
  • Promover e participar em ações que visem articular as diferentes redes e níveis de cuidados de saúde.
  • Em articulação com os restantes profissionais de saúde, planear, gerir e monitorizar a intervenção clínica do GAT IN-Mouraria.

O conteúdo profissional acima descrito ocorre em cooperação com a resposta comunitária e multiprofissional à sindemia de VIH, hepatites virais, infeções sexualmente transmissíveis e tuberculose, com particular foco nas populações em risco e ou mais vulneráveis (pessoas que usam drogas, pessoas envolvidas em sexo comercial, migrantes em situação de vulnerabilidade, pessoas em situação de sem abrigo, pessoas trans, e homens que têm sexo com homens).

REQUISITOS

  • Interesse pela área do VIH, Hepatites Virais, Tuberculose e Infeções Sexualmente Transmissíveis;
  • Interesse em intervenções que respondam de forma integrada às necessidades das pessoas que usam drogas e/ou em situação sem abrigo, em contexto de redução de riscos e minimização de danos;
  • Espírito de equipa, dinamismo e facilidade de integração numa equipa multidisciplinar;
  • Domínio das principais ferramentas do Office;
  • Conhecimento da língua inglesa falada e escrita;

Critérios Preferenciais no processo de seleção:

  • Experiência em saúde comunitária e populações vulneráveis;
  • Conhecimento na área dos comportamentos aditivos e intervenções de redução de riscos e minimização de danos;
  • Experiência de trabalho e conhecimento na área do VIH, Hepatites Virais, Tuberculose e Infeções Sexualmente Transmissíveis;
  • Experiência em gestão de equipas,


CONDIÇÕES  

  • Contrato de trabalho por um período de um ano com possibilidade de renovação; salário de acordo com a função.
  • Possibilidade de participação em formações e estudos na área de VIH, Hepatites virais, TB, IST, redução de danos e outras.
  • Tempo inteiro (35 semanais das quais 10 horas não assistenciais). 

  
CANDIDATURA

As candidaturas deverão ser enviadas até ao dia 30 de Novembro de 2024 para mariana.vicente@gatportugal.org com o assunto: “Candidatura Enfermagem INM 2024”, e acompanhadas de Curriculum Vitae e carta de motivação que descreva sumariamente a experiência profissional relevante, bem como as razões que o/a levam a candidatar-se à posição. 

Os candidatos selecionados para entrevista serão contatados até ao dia 6 de Dezembro. Apenas serão contactados os candidatos selecionados. 

As candidaturas de pessoas que vivem com VIH e/ou hepatites virais, pessoas que usam drogas ou migrantes são vivamente encorajadas.