RAIO-X IN Mouraria debate respostas de redução de danos no território
01 Julho 2026No dia 26 de junho, o GAT promoveu o RAIO-X IN Mouraria - Da evidência à ação, da experiência à mudança, uma iniciativa realizada na Casa da Covilhã, na Rua do Benformoso, no âmbito do Dia de Ação Global Support. Don’t Punish.
O encontro juntou profissionais, decisores políticos, entidades locais, ativistas, pessoas que usam drogas, utentes e vizinhança para refletir sobre o consumo de substâncias, a redução de danos e as respostas necessárias no território da Mouraria.
Durante a manhã, Adriana Curado, Investigadora Comunitária do GAT, apresentou os principais resultados do projeto europeu NextGen Harm Reduction e o policy brief “Responder a novos padrões de consumo sem deixar ninguém para trás: desafios locais para a redução de danos”.
O documento identifica prioridades para reforçar as respostas locais, incluindo maior estabilidade e financiamento dos serviços, formação contínua das equipas, participação de pares e pessoas que usam drogas, respostas digitais ligadas às comunidades, articulação institucional e redução do estigma.
A apresentação foi seguida da mesa-redonda “Pensar a intervenção na Mouraria”, moderada por Mariana Vicente, Diretora de Serviços e Projetos do GAT, com a participação de Francisco Lopes da Unidade Técnica Taipas, Wilson Silva do MIPP da 2.ª Esquadra, Catarina Marcelino da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e Miguel Soares da Câmara Municipal de Lisboa.
Entre os momentos centrais da discussão, destacou-se o compromisso da **Câmara Municipal de Lisboa** em encontrar um novo espaço para o GAT no território, reconhecendo a importância da continuidade da intervenção comunitária desenvolvida pelo GAT junto das pessoas que usam drogas e da comunidade local.
Durante a tarde, a exposição “Radiografia IN Mouraria” revisitou 13 anos do GAT na Mouraria em fotografia. Seguiu-se a roda de conversa “Escutar o território da Mouraria”, que juntou utentes, vizinhança e ativistas numa partilha sobre experiências, necessidades e respostas comunitárias no bairro.
A iniciativa terminou com uma homenagem ao ativista João Santa Maria, figura marcante do GAT e da Mouraria, pelo seu contributo para a redução de riscos, a dignidade das pessoas que usam drogas e a defesa de políticas de drogas mais humanas e menos punitivas.
O RAIO-X IN Mouraria foi realizado no âmbito do projeto NextGen Harm Reduction: Tackling the Challenge of Emerging Psychoactive Drugs, cofinanciado pela União Europeia, promovido em Portugal pelo GAT em parceria com a Kosmicare. O GAT agradece à Casa da Covilhã pela cedência do espaço e a todas as pessoas, entidades, profissionais, ativistas, utentes e vizinhas/os que participaram neste dia de reflexão, escuta e ação.
Foto: Luana Fernandes








