
Técnico/a Comunitário/a de Saúde – GATAFRIK
17 Março 2022Os/as técnicos/as comunitários/as de saúde pares são elementos fundamentais do serviço enquanto elo de ligação com a comunidade migrante. Serão formados para a realização de rastreios acompanhamento dos utentes e navegação através dos serviços de saúde e sociais, bem como fazendo a ponte com as diferentes comunidades e associações locais.
Principais funções:
- Realização de sessões de rastreio rápido para VIH, VHB, VHC e sífilis;
- Referenciação e encaminhamento para os cuidados de saúde SNS;
- Orientação e encaminhamento de utentes para outros serviços (SEF; Seg. Social; Junta da Freguesia, etc.);
- Apoio na dinamização e divulgação do serviço, na adesão ao tratamento e no aumento da literacia em saúde;
- Distribuição de material de prevenção e promoção da saúde.
Requisitos obrigatórios:
- Interesse pela área das leis de imigrações e atitude de não julgamento, discriminação, estigma e preconceito face aos migrantes de origem africana
- Interesse pelas áreas do VIH, Hepatites Virais, Tuberculose e Infeções Sexualmente Transmissíveis e rastreio
- boa capacidade de comunicação, mesmo acerca de temas sensíveis (práticas sexuais, utilização de drogas, trabalho sexual, situações de vulnerabilidade social);
- Interesse pelo trabalho em intervenção de outreach
- Espírito de equipa, dinamismo e facilidade de integração numa equipa multidisciplinar.
- Domínio das principais ferramentas do Office.
Critérios preferenciais no processo de seleção:
- Domínio da língua crioula
- Experiência em saúde comunitária em populações vulneráveis.
- Conhecimento da realidade da população migrante na grande Lisboa e em Portugal
- Experiência de trabalho com pessoas migrantes e em intervenções no âmbito do acesso à saúde da prevenção redução de infeções
- Experiência de trabalho e/ou conhecimento na área do VIH, Hepatites Virais, Tuberculose e Infeções Sexualmente Transmissíveis.
- Carta de condução
Condições:
- Contrato a termo por um período de 12 meses com possibilidade de renovação (dependendo da continuidade do financiamento do serviço).
- Salário de acordo com as funções de técnico comunitário de saúde no GAT.
- Possibilidade de participação em formações e estudos na área de VIH, Hepatites virais, TB, IST e outras.
Candidatura:
As candidaturas deverão ser enviadas até ao dia 29 de Março de 2022 para edna.tavares@gatportugal.org e mariana.vicente@gatportugal.org , com o assunto: “Candidatura TCS-GATAFRIK”, e acompanhadas de Curriculum Vitae e carta de motivação que descreva sumariamente a experiência profissional relevante, bem como as razões que o/a levam a candidatar-se à posição anunciada.
Os candidatos selecionados para entrevista serão contatados até ao dia 1 de Abril de 2022. Apenas serão contactados os candidatos selecionados para entrevista.
As candidaturas de pessoas que vivem com VIH e/ou hepatite C, ou pertencentes às comunidades mais afetadas, são fortemente encorajadas.
Missão do GAT: O GAT – Grupo de Ativistas em Tratamento é uma organização não governamental de base comunitária que advoga mudanças legais e políticas que afetem positivamente a saúde, direitos e qualidade de vida das pessoas que vivem com a infeção pelo VIH ou em risco acrescido de o contraírem. O GAT considera que sem prevenção eficaz, diagnóstico precoce, acesso universal aos tratamentos e cuidados de saúde, programas de adesão e retenção nos mesmos, não pode haver controlo da transmissão e da epidemia.
O GAT'AFRIK é um serviço de respostas integradas, confidencial e gratuito, dirigido à população migrante de origem africana e a todos aqueles que se encontrem em situação irregular e vulnerável, com dificuldades no acesso à saúde. O GAT'AFRIK oferece os seguintes serviços: rastreio em outreach, referenciação e ligação aos cuidados de saúde primários e consultas hospitalares, atendimento e acompanhamento social.