
World Hepatitis Summit em Lisboa: Primeiro estudo sobre estigma das hepatites lançado em contagem decrescente
27 Março 2024A World Hepatitis Summmit (WHS) acontece este ano em Lisboa, entre 9 a 11 de abril, com o objetivo de traçar a eliminação das hepatites. Os primeiros resultados do estudo do estigma e discriminação das hepatites serão conhecidos durante a iniciativa que tem o apoio institucional do Ministério da Saúde.
Pela quarta vez, a Aliança Mundial das Hepatites (WHA) organiza a WHS e reúne ministérios e profissionais de saúde, organizações da sociedade civil, decisores políticos, académicos e pessoas que vivem ou viveram com hepatites para defender uma abordagem da eliminação das hepatites centrada nas pessoas. A cimeira deste ano marca o regresso do evento bianual ao formato presencial.
A iniciativa acolhe vários painéis na Culturgest (Fundação da Caixa Geral de Depósitos), propícios ao aumento do conhecimento das hepatites e ao networking com especialistas de mais de 100 países. Palestras, simpósios, workshops e a exposição de cartazes científicos são parte do programa de três dias do evento.
Além de co-organizador comunitário, o GAT organiza um side meeting a acontecer a 3 de abril, às 8 horas, sobre os desafios para alcançar os objetivos da Organização Mundial da Saúde para as hepatites virais na Lusofonia. Participam na conversa Ricardo Batista Leite (UNITE for Global Health), Marcelo Naveira (OMS Europa) e Rui Tato Marinho (Diretor do Programa das Hepatites Virais de Portugal).
Decorre em paralelo e em contagem decrescente para a cimeira, o primeiro inquérito europeu sobre o estigma e a discriminação das hepatites, já lançado em Portugal. Também organizado pela WHA, a iniciativa pretende dotar a sociedade de ferramentas para o conhecimento do estigma e discriminação das hepatites, tal como já acontece com a tuberculose e o VIH.
Os resultados preliminares da investigação serão divulgados durante a World Hepatitis Summit. As respostas ao inquérito estão a ser recolhidas até abril e estão abertas às pessoas que vivem ou viveram com hepatites B e C. O inquérito é online, anónimo e confidencial e pode ser respondido aqui. As organizações da sociedade civil podem envolver-se na promoção do inquérito com ajuda do toolkit para o efeito.
A realização da 4ª edição da World Hepatitis Summit em Portugal é uma oportunidade para envolver a comunidade e profissionais no debate e delineação de estratégias para eliminar as hepatites virais. A entrada está aberta para as organizações, entidades privadas e pessoas interessadas e requer registo prévio aqui.