Centro Anti-Discriminação

O Centro Anti-Discriminação VIH é um projeto promovido pelo GAT e pela Ser+, surgindo em 2010, pela necessidade de garantir, promover e implementar os direitos fundamentais das pessoas com infeção VIH, hepatites virais, e populações mais vulneráveis, promovendo o combate ao estigma e à discriminação.

OS SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS SÃO:
1) Apoiar as pessoas objeto de discriminação por viverem com VIH/hepatites virais;
2) Identificar situações de discriminação e promover soluções e instrumentos, jurídicos e sociais, para defesa e promoção dos direitos das pessoas que vivem com VIH, hepatites virais e populações mais vulneráveis;
3) Capacitar as pessoas infetadas e afetadas pelo VIH/hepatites virais e os agentes da comunidade em diversos sectores chave para diminuir o estigma e evitar situações de discriminação;
4) Reunir as principais publicações nacionais e internacionais no âmbito da discriminação, Direitos Humanos, VIH e hepatites virais.
5) Contribuir para a produção de conhecimento na área da discriminação, Direitos Humanos, VIH e hepatites virais;
6) Estabelecer sinergias com entidades nacionais e internacionais na área dos Direitos Humanos e luta contra a discriminação.

CONTA COM AS SEGUINTES VALÊNCIAS:

Apoio individual e ativismo
Pretende prestar aconselhamento, mediação e apoio jurídico a pessoas que são objeto de discriminação por viverem com VIH/hepatites víricas, e promover soluções em defesa e promoção dos seus direitos.

Formação
Dirigida a profissionais de diversos sectores, ativistas e pessoas que vivem com VIH/hepatites víricas, visa promover o seu empoderamento e o exercício de uma Cidadania mais Ativa, a abordagem ética à doença e à pessoa com doença, a defesa dos Direitos Humanos e a não discriminação das pessoas que vivem com estas infeções, e outras em situação de vulnerabilidade.

Centro de Documentação, Informação e Investigação (CDII)
Tem como objetivo divulgar informação e promover o conhecimento na área do VIH/hepatites víricas, Direitos Humanos, e discriminação, através da recolha, tratamento e disponibilização de informação num repositório documental de livre acesso, e pelo desenvolvimento ou colaboração em projetos de investigação social nestas áreas.

Folheto - Discriminação VIH e hepatites

Folheto - Taxas moderadoras VIH e Hepatites

Equipa

Coordenação - Ana Duarte e João Brito
Secretariado administrativo - Mafalda Ferreira
Formação - Ana Duarte
Centro de documentação - Pedro Águas
Atendimento e apoio - Joana Assunção e Helena Peixoto
Apoio jurídico - Rita Canaveira

Contactos

www.cad.vih.pt
geral.cad@vih.pt
+351 910 347 006 (disponível das 10h30 às 18h30)

 

FINANCIAMENTO

Direção-Geral da Saúde
Gilead