Apoio social

O trabalho de apoio social feito pelos projetos do GAT é dirigido a pessoas em situação de precariedade social, especificamente pessoas vulneráveis às infeções pelo VIH e hepatites virais.

O apoio é individualizado, integrado na comunidade com vista a promover a cidadania, advocacia pessoal e no meio envolvente, tal como o acesso aos serviços imprescindíveis. Distingue-se pela participação e autonomia da pessoa na identificação das respostas à sua problemática.

A técnica de serviço social presta um atendimento personalizado, procura sinalizar situações de vulnerabilidade ao nível socio-económico e de saúde como forma complementar à prestação de cuidados de saúde, bem como proceder ao encaminhamento de casos para estruturas de referência nas áreas da Saúde e Social.

As principais áreas de intervenção são o acesso à saúde, tratamentos, medicação,  documentação, prestações sociais, questões jurídicas, emprego/formação, habitação e acesso a outros serviços e referenciação e contacto com entidades parceiras.

No GAT o serviço de apoio social é prestado pelos projetos IN-Mouraria e Move-se.

Nos serviços do IN-Mouraria o acompanhamento é feito no centro e no projeto Move-se o contacto é direto e em contexto de rua (bairro, local de residência, local de lazer, etc.).