Centro Anti-Discriminação

O Centro Anti-Discriminação VIH é um projeto promovido pelo GAT e pela Ser+, surgindo em 2010, pela necessidade de garantir, promover e implementar os direitos fundamentais das pessoas com infeção VIH, hepatites virais, e populações mais vulneráveis, promovendo o combate ao estigma e à discriminação.

Os seus principais objetivos são:

1) Apoiar as pessoas objeto de discriminação por viverem com VIH/hepatites virais;
2) Identificar situações de discriminação e promover soluções e instrumentos, jurídicos e sociais, para defesa e promoção dos direitos das pessoas que vivem com VIH, hepatites virais e populações mais vulneráveis;
3) Capacitar as pessoas infetadas e afetadas pelo VIH/hepatites virais e os agentes da comunidade em diversos sectores chave para diminuir o estigma e evitar situações de discriminação;
4) Reunir as principais publicações nacionais e internacionais no âmbito da discriminação, Direitos Humanos, VIH e hepatites virais.
5) Contribuir para a produção de conhecimento na área da discriminação, Direitos Humanos, VIH e hepatites virais;
6) Estabelecer sinergias com entidades nacionais e internacionais na área dos Direitos Humanos e luta contra a discriminação.

Conta com as seguintes valências:

Apoio individual e ativismo
Pretende prestar aconselhamento, mediação e apoio jurídico a pessoas que são objeto de discriminação por viverem com VIH/hepatites víricas, e promover soluções em defesa e promoção dos seus direitos.

Formação
Dirigida a profissionais de diversos sectores, ativistas e pessoas que vivem com VIH/hepatites víricas, visa promover o seu empoderamento e o exercício de uma Cidadania mais Ativa, a abordagem ética à doença e à pessoa com doença, a defesa dos Direitos Humanos e a não discriminação das pessoas que vivem com estas infeções, e outras em situação de vulnerabilidade.

Centro de Documentação, Informação e Investigação (CDII)
Tem como objetivo divulgar informação e promover o conhecimento na área do VIH/hepatites víricas, Direitos Humanos, e discriminação, através da recolha, tratamento e disponibilização de informação num repositório documental de livre acesso, e pelo desenvolvimento ou colaboração em projetos de investigação social nestas áreas.

Equipa

Coordenação - Ana Duarte e João Brito
Técnica administrativa - Mafalda Ferreira
Formadora - Ana Duarte
Bibliotecário - Pedro Águas 
Atendimento e Aconselhamento - Helena Peixoto
Advogados - Carlos Pinto de Abreu e Associados
 

Contactos

Coordenação

Ana Duarte e João Brito

Serviço de Atendimento - Aconselhamento e Apoio Jurídico:

Helena Peixoto  

910347006 / 707 240 240 (Número com valor acrescentado)

CDII - Centro de Documentação Informação e Investigação:

Pedro Águas  

 

 

Parcerias

 

Carlos Pinto de Abreu Associados

Financiamento 

ViiV

O Centro Anti Discriminação foi financiado até fevereiro de 2016 com o apoio financeiro da Noruega, Islândia e Liechtenstein através do mecanismo europeu EEA Grants programa Cidadania Ativa, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.