CheckpointLX

Serviços disponíveis e horários no contexto da pandemia da doença COVID-19
(a informação diz respeito ao período de 18 de março a 2 de abril correspondente ao Estado de Emergência decretado pelo Presidente da República e será atualizada de acordo com o mesmo)
Serviços:
  • Atendimento ao telefone e/ou email nos dias úteis das 12.00h às 20.00h. Prestação de informação útil na nossa área de intervenção.
  • Consultas médicas e de enfermagem não presenciais [avaliação e tratamento de sintomáticos para IST] + [prescrição eletróncia de tratamento epidemiológico de parceiros sexuais de pessoas avaliadas e diagnosticadas connosco] + [renovação de receituário das pessoas a fazer vacinação];
  • Apoio e ligação aos cuidados de saúde para diagnósticos prévios de infeção;
 Horários: Triagem telefónica de 2ª a 6ª entre as 12:00 e as 20:00

 

O CheckpointLX foi formalmente inaugurado a 18 de abril de 2011 e é um dos centros de rastreio do GAT

O CheckpointLX é um centro de base comunitária, dirigido aos homens que têm sexo com homens (HSH), para o rastreio rápido, anónimo, confidencial e gratuito do vírus da imunodeficiência humana (VIH) e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST), aconselhamento sexual e referenciação aos cuidados de saúde.

Embora o centro seja direcionado a esta população, está aberto à população geral (na medida da capacidade de resposta) e oferece os seguintes serviços:
1) Disponibilização de preservativos (externos e internos) e saquetas de gel lubrificante à base de água;
2) Aconselhamento por pares;
3) Rastreio rápido por pares, anónimo, confidencial e gratuito da infeção por VIH, vírus da hepatite B, vírus da hepatite C, e da sífilis no centro e saunas.
4) Consulta médica confidencial e gratuita para o rastreio de outras IST, e aconselhamento de pessoas em profilaxia pré-exposição (PrEP) ou interessadas em iniciá-la, mediante agendamento prévio.
5) Administração de vacinas e antibióticos injetáveis prescritos na consulta médica e para pessoas em seguimento na consulta de PrEP no Serviço Nacional de Saúde.
6) Notificação anónima de parceiros;
7) Referenciação, com opção de acompanhamento, aos cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde – incluindo de pessoas com tratamento já iniciado noutro país;
8) Sessões de autoapoio em grupo (moderadas por pessoas que vivem com o VIH e para pessoas com diagnóstico recente para a infeção pelo VIH).

Toda a equipa é constituída por técnicos HSH para que seja facilitado, através do apoio e educação entre pares, o acesso à prevenção e à saúde sexual de uma forma mais eficaz e congruente com a realidade.

O centro foi reconhecido pelo Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças como um serviço novo e inovador em Portugal que refletiu as recomendações para as populações vulneráveis do Plano de Ação e Comunicação de combate VIH/SIDA (2013) e selecionado pela Organização Mundial de Saúde como um exemplo de boas práticas conforme as novas recomendações para os locais de rastreio de VIH (2015) e de inovação na prestação de cuidados de saúde na Região Europeia (2016).
O centro foi reconhecido pelo Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças como um serviço novo e inovador em Portugal que refletiu as recomendações para as populações vulneráveis do Plano de Ação e Comunicação de combate VIH/SIDA (2013) e selecionado pela Organização Mundial de Saúde como um exemplo de boas práticas conforme as novas recomendações para os locais de rastreio de VIH (2015) e de inovação na prestação de cuidados de saúde na Região Europeia (2016).
O programa de rastreio de VIH dirigido aos HSH, e respetiva referenciação para o Serviço Nacional de Saúde, foi avaliado pela Escola Nacional de Saúde Pública e considerado custo-eficaz (2015).

Centro registado na Entidade Reguladora de Saúde (E126025).

Consulte o site do projeto para mais informações.  

Equipa

Coordenação – João Brito
Técnico administrativo – Nuno Pinto  
Técnicos de rastreio e aconselhamento – Fernando Ferreira, Luís Veríssimo, Marcos Carvalho e Eduardo Lima 
Serviços médicos - Luís Miguel Duque, Eugénio Teófilo, João Roxo, Francisco Silva e João Moreira de Sousa
Serviços de enfermagem - Miguel Rocha, Miguel Oliveira, Rui Guerreiro e Vítor Ferreira

Contactos

A admissão para realização do teste termina 45m antes do horário de fecho.

Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 12:00 às 20:00h.  

 

Morada: Travessa do Monte do Carmo, número 2, 1200-277, Lisboa
Contactos: 910 693 158 ou geral@checkpointlx.com
Site do serviço: www.checkpointlx.com

 

 

Parcerias

INSTITUCIONAIS

Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
Instituto Português de Oncologia de Lisboa
Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto
Junta de Freguesia da Misericórdia

REDES

EMIS
EURO HIV EDAT
Rede de Rastreio Comunitária

COMUNITÁRIOS:

Blog Adolescente Gay
Bichas Cobardes
Boys Just Wanna Have Fun Sports Club
Dezanove.pt
Finalmente Club
ILGA
INDEX ebooks
Lisbon Gay Circuit
Much underwear
Olissipo Bath
Panteras Rosa
Po!s – Portal de notícias LGBTI
Proud
Quebrar o Silêncio
Queer Lisboa
rede ex aequo
Tr3s
Travel Gay europe
Trombeta Bath

FINANCIAMENTO 

ARSLVT
Gilead
ViiV