NOTA A IMPRENSA

06 Maio 2022

A Médicos do Mundo (MdM) e o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) vão manter o Programa de Consumo Vigiado Móvel, cuja interrupção estava prevista para hoje, 6 de Maio - em consequência da falta de decisão sobre o financiamento desta resposta - depois da Câmara Municipal de Lisboa ter decidido cobrir este financiamento até 8 de Junho de 2022.

GAT e Médicos do Mundo forçados a interromper o Programa de Consumo Vigiado Móvel em Lisboa

02 Maio 2022

O GAT e os Médicos do Mundo decidiram interromper o funcionamento do Programa de Consumo Vigiado Móvel em Lisboa, a partir de 6 de Maio, no seguimento da falta de decisão sobre o financiamento desta resposta.

 

GAT | Membro da World Hepatitis Alliance

26 Abril 2022

 O GAT é o novo membro da World Hepatits Alliance

 

Técnico/a Comunitário/a de Saúde – GATAFRIK

17 Março 2022

O GAT pretende reforçar a sua equipa mediante a contratação de técnicos/as comunitários/as de saúde a tempo inteiro (40 horas semanais) para integrar a equipa do GATAFRIK.

Mensagem do Dia Internacional do Serviço Social

15 Março 2022

No GAT o Serviço Social pretende promover o desenvolvimento e a mudança social, a coesão social, o empowerment, a promoção da pessoa e incentivar o envolvimento desta nas questões que lhe dizem respeito. Na intervenção são centrais os princípios da justiça social, dos direitos humanos, da responsabilidade coletiva e do respeito pela diversidade. 

GAT ADVOGA: Pelo Acesso das Mulheres Migrantes em Ciclo de Gravidez aos Cuidados Padrão de Saúde

08 Março 2022

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher que se comemora a 08 de março, mas que o Grupo de Ativistas por Tratamentos (GAT) estende até domingo, dia 13, levando a cabo uma ação comunitária de sensibilização para cuidados de saúde junto dos moradores da Quinta das Lagoas, no bairro de Santa Marta dos Corroios (Seixal)

GAT Manas juntam-se à Greve Feminista 8M

08 Março 2022

O GAT Manas Grupo de Apoio Mútuo  à Greve Feminista Internacional 8M dando nós voz aos corpos que tantas vezes silenciam e ouras tantas escondem a reivindicação: “O meu corpo, as minhas substâncias, os meus direitos

01 de março | Dia Mundial da Discriminação Zero

28 Fevereiro 2022

Remover leis que discriminam, criar leis que empoderem. É sobre este lema que, este ano, a ONUSIDA assinala o Dia Mundial da Discriminação Zero, no calendário a 01 de março.

Heróis de Portugal | Grupo de Ativistas em Tratamentos chega à Guiné-Bissau para apoiar cuidados de saúde

24 Fevereiro 2022

No âmbito da Rede Lusófona, a ADPP GB - Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo e a RENAP GB - Rede de Pessoas que vivem com VIH organizam, em parceria com a Coalition Plus e o GAT - Grupo de Ativistas em Tratamentos (ONGD), uma Campanha de Rastreio Comunitário ao VIH e Hepatite B na cidade de Bissau, Guiné-Bissau, País Africano de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Luís Mendão apoia criação do primeiro Grupo de Trabalho junto do Parlamento Europeu sobre o VIH

23 Fevereiro 2022

No passado dia 21 de fevereiro a UNITE, Rede Global de Parlamentares para a Eliminação de Doenças Infeciosas, e a International AIDS Society (IAS) lançaram oficialmente um Grupo de Trabalho Informal junto do Parlamento Europeu sobre o VIH (Vírus de Imunodeficiência Humana). 

“Isto é um desastre” afirma Luís Mendão, Membro Fundador do GAT

21 Fevereiro 2022

Em entrevista à edição do semanário Expresso do passado dia 11 de fevereiro de 2022, Luís Mendão, Activista e Membro Fundador do GAT - Grupo de Ativistas em Tratamentos onde atualmente lidera a Direção de Advocacia, Políticas de Saúde e Relações Externas, traçou o mapa da infeção por VIH em Portugal comparativamente com os restantes países da Europa.

Está a chegar o Dia Internacional do Preservativo

08 Fevereiro 2022

A AIDS Healthcare Foundation (AHF) iniciou em 2008 o Dia Internacional do Preservativo celebrando-o a 13 de fevereiro com o fim de promover e conscientizar a população mundial sem distinção de género, identidade sexual, orientação e práticas sexuais, origem étnico-racial, de território, faixa etária, ideologia política ou crença religiosa, procurando somente alertar para a importância do uso de preservativo e melhorar o acesso ao mesmo numa escala global.

 

Enfermeiro/a para o serviço – GAT IN-Mouraria

25 Janeiro 2022

O GAT pretende reforçar a sua equipa mediante a contratação de um(a) enfermeiro(a) para integrar a equipa do GAT IN-Mouraria, centro de redução de danos de baixa exigência dirigido a pessoas que utilizam drogas. 

Existe a possibilidade de contratação a tempo inteiro (40h semanais) ou a tempo parcial (20/semanais).

Técnico/a de Redução de Riscos – GAT IN-Mouraria

26 Novembro 2021

O GAT pretende reforçar a sua equipa mediante a contratação de um(a) técnico(a) de redução de riscos a tempo inteiro para integrar a equipa do IN-Mouraria (centro de base comunitária dirigido a pessoas que usam drogas)

Técnico/a de Redução de Riscos – GAT IN-Mouraria

26 Novembro 2021

O GAT pretende reforçar a sua equipa mediante a contratação de um(a) técnico(a) de redução de riscos a tempo inteiro para integrar a equipa do IN-Mouraria (centro de base comunitária dirigido a pessoas que usam drogas)

HIV Stigma Survey

05 Novembro 2021

Participe!

O ECDC -European Centre for Disease Prevention and Control, o AAE- AIDS Action Europe e o EATG-European Aids Treatment Group lançaram o primeiro estudo sobre estigma associado ao VIH a nível europeu.

 

 

Fast-Track Cities Lisbon 2021

22 Outubro 2021

Termina hoje a 2ª Edição da Conferência Fast-Track Cities Lisbon.

A Conferência decorreu de 20 a 22 de Outubro.Organizada pela International Association of Providers of AIDS Care (IAPAC), em colaboração com o Programa Conjunto das Nações Unidas HIV/AIDS (UNAIDS) e o Fast-Track Cities Institute, na Feira Internacional de Lisboa e transmitida online

Iniciativa Cidadã para a Regulamentação Responsável da Canábis para Adultos

16 Setembro 2021
 
 O GAT está a coordenar a Iniciativa Cidadã para a Regulamentação Responsável da Canábis para Adultos.
Partilhamos algumas das notícias publicadas no âmbito da mesma.
Imagem : Leonel de Casrto/Global Imagens 

Sessão Online 28 de Julho - Acesso à PrEP em Lisboa: o que falta fazer?

23 Julho 2021
Entre as estratégias para a prevenção e eliminação da epidemia VIH em Lisboa e em Portugal
contamos desde 2017 com a profilaxia pré-exposição. Será pleno o acesso a quem dela
necessita?
Nesta sessão contaremos com reflexões sobre PrEP, centradas sobretudo no acesso.
 
 

Enfermeiro/a para o GATAFRIK

16 Julho 2021

O GAT pretende reforçar a sua equipa mediante a contratação de um(a) enfermeiro(a) por 20-40 horas semanais, para integrar a equipa do GATAFRIK – serviço dirigido à população migrante de origem africana e a todos aqueles que se encontrem em situação irregular e vulnerável, com dificuldades no acesso à saúde.

A ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA NÃO PODE NEGAR O DIREITO AO ESQUECIMENTO A SEROPOSITIVOS

18 Maio 2021

É, assim, essencial alargar a abrangência do Projeto de Lei n.º 691/XIV/2.ª,  de modo a possibilitar que milhares de pessoas (que vivem com VIH e outras patologias crónicas) possam ter pleno acesso aos seus direitos, nomeadamente o direito de aquisição de uma habitação.

INFORMAÇÃO SOBRE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 PARA PESSOAS COM INFEÇÃO PELO VIH

28 Abril 2021

Inclusão das pessoas que vivem com VIH/SIDA na fase II do plano de vacinação contra a COVID 19

Inquérito Online Europeu sobre Drogas: padrões de consumo

18 Março 2021

O Inquérito Online Europeu sobre Drogas: padrões de consumo é uma iniciativa do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, implementado em colaboração com os Pontos Focais de vários países europeus.

 

MuDHa | Carta aberta Mulheres em situação de sem-abrigo

11 Março 2021
Veja aqui a Carta Aberta
"Nós, as mulheres em situação de sem-abrigo, existimos!"
Elaboarada pelo grupoMulheres p’lo Direito à Habitação -MuDHa uma rede feminista constituída por mulheres diversas, associações e colectivos que lutam pela igualdade de género e por condições habitacionais e de vida dignas.
 
 

Homens que têm sexo com homens e fazem Chemsex

05 Março 2021

Grupo de Apoio Mútuo (CheckpointLX) e Aconselhamento Individual (Kosmicare) 

Oferta de EMPREGO: Encarregado/a de missão Acompanhamento e Avaliação, baseado em Lisboa (GAT / Coalition PLUS) / Chargé-e de mission suivi-évaluation basé à Lisbonne Portugal (GAT/Coalition Plus)

05 Outubro 2020

O(A) encarregado(a) de missão Acompanhamento e Avaliação, baseado em Lisboa, é responsável pela implementação do plano de ação Acompanhamento/Avaliação da Coalition PLUS no sentido de melhorar a resposta ao VIH e às hepatites virais.

Projeto Pharma-Factory

30 Setembro 2020

O projeto Pharma-Factory é financiado pela Comissão Europeia H2020 e envolve 5 empresas, 6 universidades e 3 instituições públicas de investigação Europeias, todas focadas no desenvolvimento de diferentes inovações médicas usando PMF(1). No projetoPharma-Factory, não estamos apenas interessados em fazer avançar a tecnologia de PMF. Também esperamos entender o que esta mesma tecnologia significa para os pacientes e garantir que a pesquisa e os produtos resultantes do projeto permanecem relevantes para os pacientes e profissionais de saúde.

Comunicado de Imprensa conjunto GAT e CHULC Início da Consulta de Hepatite C do CHULC no serviço do GAT IN-Mouraria

28 Julho 2020

 O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) e o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) associam-se no objetivo da eliminação da hepatite C, inaugurando, hoje, Dia Mundial das Hepatites, a consulta descentralizada  .

Semana das Hepatites Virais 2020

23 Julho 2020

Esta semana , de 23 a 30 de julho decorre a Semana das Hepatites Virais 2020.

Este evento tem como objetivo a sensibilização para a prevenção, para a realização dos testes e o aumento da literacia sobre o tema

 

DIA INTERNACIONAL DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE OVERDOSES

30 Agosto 2019

Por ocasião do Dia Internacional de Sensibilização sobre Overdose, a 31 de agosto, os membros da Plataforma Europa da Coalition PLUS relembram que as mortesp or overdose são mortes prematuras, e que poderiam ser evitadas com políticas de redução de danos baseadas no melhor conhecimento científico disponível, e implementadas à escala correta.

Press Release - Lançamento ToolKit em Parceria com o Prime

13 Agosto 2019
O PRIME ® em parceria com o GAT lançam um Guia de Recursos para alinhamento de pacientes e profissionais na prevenção e tratamento da hepatite C.
 

 

[COMUNICADO DE IMPRENSA] PARA UMA EUROPA COM SAÚDE: 47 ONG INTERPELAM OS FUTUROS ELEITOS DA UNIÃO EUROPEIA

11 Abril 2019

Com os seus parceiros da Plataforma Europeia da Coligação PLUS, o GAT e a Abraço apelam aos futuros membros do Parlamento Europeu para que se mobilizem para construir uma Europa com Saúde, sem SIDA ou hepatites até 2030#Eur4Health

 

COMUNICADO DE IMPRENSA - CENTRO ANTI-DISCRIMINAÇÃO VIH DISCRIMINAÇÃO NO CONCURSO PARA INGRESSO NA CARREIRA DE GUARDA-FLORESTAL DA G.N.R.

27 Março 2019

O Centro Anti-Discriminação VIH (CAD), denuncia e condena a discriminação de que são alvo as pessoas que vivem com VIH (PVVIH) no recente concurso para a admissão de guardas-florestais da G.N.R., ao colocar o VIH como critério linear de exclusão no ingresso, (alínea d) do nº 2 do ANEXO II do regulamento do concurso) o que constituí um atentado aos direitos fundamentais, violando as normas constitucionais quanto à proteção no emprego, o Código do Trabalho, a Lei 46/2006, entre outras.

Comunicado de imprensa do GAT por ocasião do Dia Mundial da Tuberculose 2019

24 Março 2019

Apesar da redução, em Portugal, da notificação e incidência da doença no país (cerca de 31 novos casos por semana em 2017), da redução da proporção de doentes com baciloscopia positiva, e redução de doentes com tuberculose multirresistente, assistimos a um aumento dos casos de tuberculose nas crianças com idade menor ou igual a 5 anos, particularmente das formas graves da doença.

Aprovada carta que institui participação dos cidadãos em decisões de Saúde

19 Março 2019

Foi dado mais um passo para o envolvimento efetivo dos cidadãos na tomada de decisão em Saúde com a aprovação, em parlamento, na generalidade, da Carta para a Participação Pública em Saúde. Uma iniciativa do movimento “MAIS PARTICIPAÇÃO, melhor saúde”, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

[Dia Internacional da Mulher, 8 de março] GAT alerta para a situação das mulheres face ao VIH e SIDA

08 Março 2019

No âmbito do Dia Internacional da Mulher, que se assinala hoje, dia 8 de março, o GAT (Grupo de Ativistas em Tratamentos) alerta para a situação das mulheres face ao VIH e SIDA e pede o reforço de programas de prevenção, rastreio, ligação e retenção nos cuidados de saúde que promovam a saúde das mulheres. A organização assinala a data advogando pelo acesso aos meios de prevenção do VIH, hepatites virais e IST, bem como através da oferta de rastreio para as mesmas.

ZERO DISCRIMINATION DAY 2019 - CENTRO ANTI-DISCRIMINAÇÃO VIH [PRESS RELEASE]

01 Março 2019

Neste dia em que se assinala a “Discriminação Zero”, o Centro Anti Discriminação VIH (CAD), chama a atenção para a realidade das pessoas que vivem com VIH e Hepatites, e para o impacto social destas infeções, pautado ainda pelo estigma e discriminação.

Posição Pública e Comunicado do GAT - Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para o VIH em Portugal

11 Fevereiro 2019

O acesso universal à prevenção combinada e eficaz, baseada no melhor conhecimento científico, sem juízos moralistas e que garanta os direitos e necessidades de toda as pessoas é, nas doenças transmissíveis, uma das grandes chaves do sucesso.

Defendemos a PrEP em estruturas de base comunitária | Discurso do GAT na Marcha do Orgulho LGBTI+

17 Junho 2018

GAT (Grupo de Ativistas em Tratamentos) defende a disponibilização e o acesso à PrEP em estruturas de base comunitária. Para assim garantir consultas numa lógica de proximidade com as pessoas que necessitam e querem fazer PrEP.

 

Dia Internacional do Preservativo - 2018

11 Fevereiro 2018

Sob o lema “Sempre na Moda”, o GAT irá distribuir 20 mil preservativos e alertar para a importância do seu uso.