Inquérito sobre encerramento de farmácias hospitalares em Lisboa

13 Janeiro 2023

O GAT tem recebido inúmeras manifestações de desagrado sobre esta decisão do CHULC e, como tal, deixamos duas perguntas aos doentes em seguimento nos hospitais de São José e Santo António dos Capuchos.

É preciso travar a criminalização europeia do trabalho sexual!

12 Janeiro 2023

O GAT subscreve posição contra uma iniciativa da Comissão Europeia que tenta impor ao nível do Parlamento Europeu, e para toda a Europa, o modelo sueco (ou "modelo nórdico") de criminalização de clientes de Trabalho Sexual.

Chegámos às Nações Unidas! GAT recebe estatuto consultivo no ECOSOC.

11 Janeiro 2023

Foi aprovada a concessão do estatuto consultivo especial ao GAT no ECOSOC das Nações Unidas, em reunião plenária realizada no dia 7 de janeiro de 2022.

Assina a newsletter do GAT e fica a par (a par)!

10 Janeiro 2023

Fica a par de tudo o que fazemos mas também das últimas notícias sobre os temas que te interessam e à comumidade a que pertecences.

Linha Informativa Mpox (antes chamado Monkeypox)

10 Janeiro 2023

O GAT tem uma linha de informações sobre Mpox, onde podes falar com técnicos especializados de saúde e até pedir para ser vacinado/a.

Pessoas idosas com VIH: GAT subscreve Manifesto de Glasgow

05 Janeiro 2023

Acesso a cuidados de saúde equitativos para pessoas idosas e a envelhecer que vivem com VIH só serão possíveis se trabalharmos em colaboração. Aqueles de nós com experiência de vida e conhecimento de vida devem estar no centro de qualquer decisão ou ação tomada em resposta às nossas necessidades autoidentificadas. Apelamos aos profissionais de saúde, pesquisadores, organizações comunitárias de VIH, provedores de linha de frente de serviços relacionados ao envelhecimento e formuladores de políticas e decisões para trabalhar em parceria connosco para financiar e implementar as seguintes ações: (clicar na imagem para ler mais)

VIH: Sabia que quem está Indetetável = Intransmissível?

30 Novembro 2022

Esta equação revolucionária, baseada numa tonelada de dados científicos, diz que quando o VIH é tratado de forma eficaz, não ocorre transmissão do vírus.

I=I significa "Indetetável = Intransmissível".

(Clique na imagem para abrir artigo)

10 pessoas com VIH dão a cara em campanha inédita

30 Novembro 2022

Os preconceitos sociais não acompanharam a extraordinária evolução da medicina, fazendo com que atualmente quem vive com o VIH tenha que esconder a sua condição de saúde para não ser alvo do crime de devassa da vida privada, penalizado no acesso a seguros de vida e saúde e excluído da carreira profissional como é exemplo a carreira militar. (Clique na imagem para abrir artigo)

Dia Mundial do VIH/SIDA é feriado mas o GAT não pára!

28 Novembro 2022

Dia 1 de dezembro assinala-se o Dia Mundial do VIH/SIDA. A epidemia ainda não acabou e nós também não paramos! Apesar de ser feriado, vamos ter vários serviços em funcionamento. (Clique na imagem para saber mais)

Serviços do GAT recebem Selos de Boas Práticas

28 Novembro 2022

As Plataformas Supraconcelhias Grande Lisboa e Oeste atribuíram ao GAT Checkpoint LX, GAT IN Mouraria e GAT Intendente, respetivamente, o "Selo de Boa Prática de Intervenção Social"!

Participe no Estudo Internacional sobre Monkeypox LIBERO-POX

23 Novembro 2022

Já ouviu falar do vírus monkeypox?

É homem gay, bissexual ou que tem sexo com homens e tem mais de 18 anos?

Responda ao questionário do estudo internacional LIBERO-POX! Ajude-nos a saber mais sobre a doença e as necessidades da comunidade!

Moçambique acolhe lançamento da Semana Internacional do Teste

16 Novembro 2022

Para a edição de 2022, Maputo foi a cidade escolhida para acolher o lançamento da Semana Internacional do Teste. Membro da Rede Lusófona da Coalition PLUS, o MATRAM - Movimento para o Acesso ao Tratamento em Moçambique, será o anfitrião. Este evento é co-organizado pelo GAT, coordenador da Rede Lusófona.

Semana intensiva de rastreio ao VIH e Hepatites Virais | 21-28nov

16 Novembro 2022

Semana Europeia do Teste ao VIH e Hepatites Virais.

De Helsínquia a Lisboa e, em Portugal, de Norte a Sul e ilhas, uma semana em que as organizações da sociedade civil se juntam para fazer uma campanha intensiva de testes ao VIH e Hepatites Virais.

Quem pode ser atualmente vacinado contra a infeção por vírus Monkeypox?

26 Setembro 2022

(Atualizado a 03/01/2023)

Desde 20 de setembro de 2022, a vacina para o vírus Mpox (antes chamado Monkeypox) passou também a estar disponível para toma preventiva (ou pré-exposição), para pessoas em maior risco, definidas pela Norma 006/2022. Conheça aqui os critérios.

Monkeypox: Menos preconceito, mais vacinação, mais informação e mais rapidez na atualização das normas

20 Setembro 2022

As Organizações Não Governamentais (ONG) que assinam abaixo vêm pedir ao Ministério da Saúde, DGS e INFARMED que tomem as decisões necessárias que permitam o uso preventivo de parte das vacinas para as pessoas em maior risco, continuando a vacinar em pós-exposição os contactos de casos positivos;

EU SOU VIH+ E VISÍVEL - Lançamento da campanha

13 Setembro 2022

Gostaríamos muito de contar com a sua presença no evento de lançamento da campanha, dia 20 de setembro, às 18:00h, no Cinema São Jorge – Avenida da Liberdade, 175 - Lisboa.
Pela primeira vez, em Portugal, 10 pessoas assumem publicamente que vivem com VIH, e isso faz parte das suas vidas, não sendo o VIH que as define.

Portugal receberá 4ª Cimeira Mundial das Hepatites em 2024

10 Agosto 2022

A Aliança Mundial das Hepatites (World Hepatitis Alliance) anunciou que a 4ª Cimeira Mundial das Hepatites, co-patrocinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), será organizada pelo GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, em Lisboa. 

Monkeypox: sinais, sintomas e o que fazer

17 Junho 2022

O que é a infeção por vírus Monkeypox?

Quais são os sintomas da infeção humana por vírus Monkeypox?

Como é que o vírus Monkeypox se transmite entre pessoas?

O que devo fazer se achar que posso ter infeção causada por vírus Monkeypox?

A infeção humana por vírus Monkeypox é uma infeção sexualmente transmissível?

MdM e GAT mantêm Programa de Consumo Vigiado Móvel - NOTA DE IMPRENSA

06 Maio 2022

A Médicos do Mundo (MdM) e o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) vão manter o Programa de Consumo Vigiado Móvel, cuja interrupção estava prevista para hoje, 6 de Maio - em consequência da falta de decisão sobre o financiamento desta resposta - depois da Câmara Municipal de Lisboa ter decidido cobrir este financiamento até 8 de Junho de 2022.

GAT e Médicos do Mundo forçados a interromper o Programa de Consumo Vigiado Móvel em Lisboa

02 Maio 2022

O GAT e os Médicos do Mundo decidiram interromper o funcionamento do Programa de Consumo Vigiado Móvel em Lisboa, a partir de 6 de Maio, no seguimento da falta de decisão sobre o financiamento desta resposta.

 

GAT | Membro da World Hepatitis Alliance

26 Abril 2022

 O GAT é o novo membro da World Hepatits Alliance

 

Mensagem do Dia Internacional do Serviço Social

15 Março 2022

No GAT o Serviço Social pretende promover o desenvolvimento e a mudança social, a coesão social, o empowerment, a promoção da pessoa e incentivar o envolvimento desta nas questões que lhe dizem respeito. Na intervenção são centrais os princípios da justiça social, dos direitos humanos, da responsabilidade coletiva e do respeito pela diversidade. 

GAT ADVOGA: Pelo Acesso das Mulheres Migrantes em Ciclo de Gravidez aos Cuidados Padrão de Saúde

08 Março 2022

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher que se comemora a 08 de março, mas que o Grupo de Ativistas por Tratamentos (GAT) estende até domingo, dia 13, levando a cabo uma ação comunitária de sensibilização para cuidados de saúde junto dos moradores da Quinta das Lagoas, no bairro de Santa Marta dos Corroios (Seixal)

GAT Manas juntam-se à Greve Feminista 8M

08 Março 2022

O GAT Manas Grupo de Apoio Mútuo  à Greve Feminista Internacional 8M dando nós voz aos corpos que tantas vezes silenciam e ouras tantas escondem a reivindicação: “O meu corpo, as minhas substâncias, os meus direitos

01 de março | Dia Mundial da Discriminação Zero

28 Fevereiro 2022

Remover leis que discriminam, criar leis que empoderem. É sobre este lema que, este ano, a ONUSIDA assinala o Dia Mundial da Discriminação Zero, no calendário a 01 de março.

Luís Mendão apoia criação do primeiro Grupo de Trabalho junto do Parlamento Europeu sobre o VIH

23 Fevereiro 2022

No passado dia 21 de fevereiro a UNITE, Rede Global de Parlamentares para a Eliminação de Doenças Infeciosas, e a International AIDS Society (IAS) lançaram oficialmente um Grupo de Trabalho Informal junto do Parlamento Europeu sobre o VIH (Vírus de Imunodeficiência Humana). 

“Isto é um desastre” afirma Luís Mendão, Membro Fundador do GAT

21 Fevereiro 2022

Em entrevista à edição do semanário Expresso do passado dia 11 de fevereiro de 2022, Luís Mendão, Activista e Membro Fundador do GAT - Grupo de Ativistas em Tratamentos onde atualmente lidera a Direção de Advocacia, Políticas de Saúde e Relações Externas, traçou o mapa da infeção por VIH em Portugal comparativamente com os restantes países da Europa.

Está a chegar o Dia Internacional do Preservativo

08 Fevereiro 2022

A AIDS Healthcare Foundation (AHF) iniciou em 2008 o Dia Internacional do Preservativo celebrando-o a 13 de fevereiro com o fim de promover e conscientizar a população mundial sem distinção de género, identidade sexual, orientação e práticas sexuais, origem étnico-racial, de território, faixa etária, ideologia política ou crença religiosa, procurando somente alertar para a importância do uso de preservativo e melhorar o acesso ao mesmo numa escala global.

 

Enfermeiro/a para o serviço – GAT IN-Mouraria

25 Janeiro 2022

O GAT pretende reforçar a sua equipa mediante a contratação de um(a) enfermeiro(a) para integrar a equipa do GAT IN-Mouraria, centro de redução de danos de baixa exigência dirigido a pessoas que utilizam drogas. 

Existe a possibilidade de contratação a tempo inteiro (40h semanais) ou a tempo parcial (20/semanais).

Técnico/a de Redução de Riscos – GAT IN-Mouraria

26 Novembro 2021

O GAT pretende reforçar a sua equipa mediante a contratação de um(a) técnico(a) de redução de riscos a tempo inteiro para integrar a equipa do IN-Mouraria (centro de base comunitária dirigido a pessoas que usam drogas)

Técnico/a de Redução de Riscos – GAT IN-Mouraria

26 Novembro 2021

O GAT pretende reforçar a sua equipa mediante a contratação de um(a) técnico(a) de redução de riscos a tempo inteiro para integrar a equipa do IN-Mouraria (centro de base comunitária dirigido a pessoas que usam drogas)

HIV Stigma Survey

05 Novembro 2021

Participe!

O ECDC -European Centre for Disease Prevention and Control, o AAE- AIDS Action Europe e o EATG-European Aids Treatment Group lançaram o primeiro estudo sobre estigma associado ao VIH a nível europeu.

 

 

Fast-Track Cities Lisbon 2021

22 Outubro 2021

Termina hoje a 2ª Edição da Conferência Fast-Track Cities Lisbon.

A Conferência decorreu de 20 a 22 de Outubro.Organizada pela International Association of Providers of AIDS Care (IAPAC), em colaboração com o Programa Conjunto das Nações Unidas HIV/AIDS (UNAIDS) e o Fast-Track Cities Institute, na Feira Internacional de Lisboa e transmitida online

Iniciativa Cidadã para a Regulamentação Responsável da Canábis para Adultos

16 Setembro 2021
 
 O GAT está a coordenar a Iniciativa Cidadã para a Regulamentação Responsável da Canábis para Adultos.
Partilhamos algumas das notícias publicadas no âmbito da mesma.
Imagem : Leonel de Casrto/Global Imagens 

Sessão Online 28 de Julho - Acesso à PrEP em Lisboa: o que falta fazer?

23 Julho 2021
Entre as estratégias para a prevenção e eliminação da epidemia VIH em Lisboa e em Portugal
contamos desde 2017 com a profilaxia pré-exposição. Será pleno o acesso a quem dela
necessita?
Nesta sessão contaremos com reflexões sobre PrEP, centradas sobretudo no acesso.
 
 

Enfermeiro/a para o GATAFRIK

16 Julho 2021

O GAT pretende reforçar a sua equipa mediante a contratação de um(a) enfermeiro(a) por 20-40 horas semanais, para integrar a equipa do GATAFRIK – serviço dirigido à população migrante de origem africana e a todos aqueles que se encontrem em situação irregular e vulnerável, com dificuldades no acesso à saúde.

A ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA NÃO PODE NEGAR O DIREITO AO ESQUECIMENTO A SEROPOSITIVOS

18 Maio 2021

É, assim, essencial alargar a abrangência do Projeto de Lei n.º 691/XIV/2.ª,  de modo a possibilitar que milhares de pessoas (que vivem com VIH e outras patologias crónicas) possam ter pleno acesso aos seus direitos, nomeadamente o direito de aquisição de uma habitação.

INFORMAÇÃO SOBRE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 PARA PESSOAS COM INFEÇÃO PELO VIH

28 Abril 2021

Inclusão das pessoas que vivem com VIH/SIDA na fase II do plano de vacinação contra a COVID 19

Inquérito Online Europeu sobre Drogas: padrões de consumo

18 Março 2021

O Inquérito Online Europeu sobre Drogas: padrões de consumo é uma iniciativa do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, implementado em colaboração com os Pontos Focais de vários países europeus.

 

MuDHa | Carta aberta Mulheres em situação de sem-abrigo

11 Março 2021
Veja aqui a Carta Aberta
"Nós, as mulheres em situação de sem-abrigo, existimos!"
Elaboarada pelo grupoMulheres p’lo Direito à Habitação -MuDHa uma rede feminista constituída por mulheres diversas, associações e colectivos que lutam pela igualdade de género e por condições habitacionais e de vida dignas.